PET Educação investiga o que universitários estão lendo na quarentena

“Nesse tempo de afastamento de atividades de trabalho e estudo, tu estás lendo? Podemos saber?” – foi desse modo que, no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, o PET Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desencadeou uma pesquisa interativa através de diferentes mídias sociais. O foco foi conhecer o que as pessoas estavam lendo na quarentena.

Para selecionar o grupo de pessoas a serem consideradas, a prioridade foi dada aos contatos do grupo. “Assim, declaramos que temos ciência de que, neste caso, a pesquisa se converte em algo bem especial, quase uma confidência de familiares, amigos e colegas a respeito de seus hábitos em tempos de distanciamento social”, destaca o grupo.

Além do público prioritário do PET Educação – os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel -, outros grupos participaram: alguns professores, todos os tutores de grupos PET e um grupo considerável de estudantes de outros cursos na UFPel. E, também, a questão foi enviada para pessoas que integram as redes de amigos e profissionais que vivem ou atuam em outros municípios ou estados e até em outros países. Para facilitar as respostas, o PET Educação criou categorias, como “Livros que nunca li por falta de tempo”, “Livros relacionados ao meu curso superior ou obrigatórios”, “Jornais e revistas”, “Mídias sociais” e “Outros”.

De acordo com o grupo, entre as respostas recebidas, algumas chamaram imediatamente a atenção, pois revelam que muitos entenderam que a pesquisa era sobre leitura literária.

Veja alguns resultados aqui.

Publicado em 04/05/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Educação, Pedagogia, PET, PET Educação.