UFPel tem empresas incubadas contempladas no edital Doutor Empreendedor

Duas empresas integrantes da Conectar – incubadora de base tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram contempladas no edital Doutor Empreendedor, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), CNPq e Sebrae. Com a conquista, os empreendimentos terão recursos que possibilitarão o desenvolvimento de seus produtos com vistas ao ingresso no mercado. A UFPel será a instituição âncora para a execução dos dois projetos, ligados à agricultura e pecuária, e com a perspectiva de colocar produtos no mercado em curto prazo.

Josiane de Oliveira Feijó, da empresa Ignis, teve a proposta aprovada em primeiro lugar no edital. O projeto intitulado é “Desenvolvimento de um Produto de Liberação Lenta de 5-Hidroxitriptamina para Prevenção e Tratamento de Hipocalcemia em Vacas Leiteiras”. A proposta busca contribuir para saúde animal com a liberação lenta e controlada de um produto para sanar a perda de cálcio que atinge 50% do rebanho de bovinos de leite. Isso colaboraria para a simplificação do manejo.

A empresa atua principalmente com produtos veterinários para gado leiteiro e de corte. O próximo passo vai ser desenvolver testes em laboratório para, em seguida, experimentar em animais.

Em quinto lugar ficou Rafael da Silva Gonçalves, da empresa Partamon, com o projeto “Produção de insetos para alimentação animal: um modelo baseado na economia circular CPACT”. A Partamon atua no manejo integrado de pragas, cujo principal objetivo é a redução de defensivos químicos em lavouras. O empreendimento também está dando início a um novo produto, que é o uso de insetos como alternativa proteica inicialmente focado na alimentação animal. Ou seja, criação de rações para animais e produtos nesse âmbito. A pesquisa é uma parceria com a Embrapa (CPACT).

Além deles, o projeto de Oscar Giordani Paniz, “Biopolímeros a partir de resíduos agroindustriais para a obtenção de produtos têxteis avançados”, integrante de um grupo de pesquisa da UFPel, ficou classificado como suplente.

De acordo com o chefe do Núcleo de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da UFPel, Felipe Marques, o objetivo principal do edital é oportunizar sustentação ao empreendedor para que que aquilo que é pesquisado dentro da universidade possa chegar ao mercado, criando algo inovador. “A ideia vem com a intenção de criar produtos com alto grau de inovação, principalmente utilizando aquilo que é o know-how, no caso dos doutores contemplados”, afirmou.

O edital Doutor Empreendedor é financiado entre Fapergs e CNPq, tendo o Sebrae como parceiro na parte de consultoria para o empreendimento. Cada doutor contemplado tem direito a uma bolsa de R$ 4.100,00, que equivale a uma bolsa de pós-doutorado, por 24 meses, com a possibilidade ainda de contratar um bolsista de iniciação científica, também pago pelo programa. Os contemplados terão ainda R$ 42 mil cada um para custeio na execução do projeto. De acordo com Marques, o edital proporciona estabilidade para que esses empreendedores possam se dedicar ao negócio e à pesquisa tendo um respaldo nesse período de desenvolvimento. “Isso sem dúvida traz mais estabilidade para as empresas que estão nascendo nesse formato. Em geral a pesquisa demanda tempo para acontecer e ao mesmo tempo a empresa precisa ter um plano de atividades. É um conjunto de ações que precisam ser feitas para que a empresa seja consolidada”, pontua.

Para Josiane, mais do que o incentivo para colocar um produto inovador no mercado, trata-se de contribuir na formação de pessoas. “É uma forma de estimular o empreendedorismo dentro da academia”, observa.