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UFPel faz ações para comemorar o Dia Mundial da Dança

Para potencializar as atividades acadêmicas que estão sendo realizadas à distância e para comemorar o Dia Mundial da Dança, que transcorre nesta quarta-feira, 29 de abril, o Curso de Dança, Licenciatura, do Centro de Artes da UFPel, está com diversas ações em andamento. Entre elas, o lançamento do grupo de trabalho para o mapeamento da Cadeia Produtiva da Dança no RS, com diversas entidades em colaboração, como Articula RS/ UFPel, UFRGS, UFSM, UERGS, UCS, Articula Dança RS, ASGADAN, ATAC, Centro Municipal de Dança/POA, Colegiado Setorial de Dança/RS, Colegiado Setorial de Circo/RS, Conselho Estadual de Cultura/RS, FAMURS, Fórum de Ação Permanente pela Cultura, SATED/RS, SEDAC/RS.

Também será realizado o Projeto “CINE-DANÇA”, em que professores da UFPel indicam filmes que devem ser apreciados pelos participantes, para posteriormente acontecer um debate mediado virtualmente através da plataforma de conferência remota Zoom. O coordenador da ação é o professor Manoel Alves Neto e os filmes tem relação com estudos da área da Dança.

Outra ação é o Festival Internacional de Videodança composto a partir de convocatória internacional e sob curadoria de especialistas, como Ximena Monroy (UNAM – México), Silvina Sperling (Argentina), Carlise Scalamato Duarte (UFSM-Brasil). Após a seleção, o Festival deverá itinerar por cidades do Brasil e do exterior a partir de  Porto Alegre e Pelotas – no Centro de Artes da UFPel, já conta com 71 trabalhos inscritos, que serão selecionados.

E, como forma de incentivar a comunidade da UFPel a permanecer artisticamente ativa durante o período de isolamento social, o Curso de Dança também está lançando o desafio #danceemcasaufpel, que será iniciado com o lançamento de um vídeo em que os professores do Curso dançam incentivando alunos e outros interessados a fazerem o mesmo. Quem quiser aderir deve gravar um vídeo dançando na sua casa e postar nas redes sociais, com a hashtag #danceemcasaufpel. Mais informações no site do curso de Dança, que é o https://wp.ufpel.edu.br/danca/ .

Comemoração

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança  é comemorado no dia 29 de abril e foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. É uma data que está se popularizando cada vez mais, pois artistas e profissionais da área reconhecem da importância para dar maior visibilidade e refletir sobre o campo de conhecimento da dança.

É uma homenagem ao  mestre francês Jean-Georges,  Noverre, sua data de nascimento(1727-1810). Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta foi de atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos.

Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. O Dia Internacional da Dança  se constitui em mais uma estratégia de mobilização em torno do reconhecimento e consolidação do campo. Alguns dos objetivos desta comemoração é chamar a atenção do público geral, bem como  buscar incentivar governos de todo o mundo para proporcionarem  políticas públicas voltadas à dança.

No caso do ensino  da Dança, ressalta-se que, com o crescimento da oferta de possibilidades formativas, o ensino de dança nas escolas brasileiras tem se tornado já se encaminha para uma realidade, na medida em que há um consenso entre os aspectos legais que o normatizam e uma demanda apresentada pelas escolas e profissionais da educação, que se dedicam a pensar, elaborar formas e criar estratégias de ingressar no cotidiano escolar.

Desde 1998, o volume 6 dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte indica, como sugestão para as escolas, a inclusão das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, como componentes artísticos a serem desenvolvidos na disciplina curricular dedicada ao Ensino de Arte.

Porém, a ideia torna-se obrigatória, apenas em 2016, com a sanção da Lei 13.278, superando a Lei 11.769, de 2008, que instituía o ensino obrigatório de Música na Educação Básica. Logo, a Lei de 2016 afirma a importância de todas as linguagens artísticas no desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes contextos escolares brasileiros.  Acreditamos que a isonomia entre as linguagens artísticas no texto da Lei representa uma conquista da classe de professores de Arte, caldeada no debate sobre a valorização do seu ensino, que se torna urgente sempre que o direito à Arte, e mais especificamente à Dança, na Educação Básica é questionado.

Publicado em 28/04/2020, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.
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