Projeto de tradução já atende a comunidade

O projeto de extensão “Tradução, mediação linguística e disseminação de informações à comunidade”, proposta multidisciplinar dos cursos de Bacharelado em Letras – Tradução e Licenciaturas vinculadas ao Centro de Letras e Comunicação da UFPel, já está à disposição para atuar junto às demais instâncias da Universidade e da comunidade, contribuindo, especialmente, com traduções (para o português) e versões (para línguas estrangeiras, especialmente inglês, espanhol, alemão e francês, ministradas pelo CLC), e também com interpretação em Libras. Do mesmo modo, colabora com mediação linguística e cultural no atendimento a estrangeiros (especialmente migrantes e refugiados).

Atuam no trabalho estudantes de graduação (diversas áreas do conhecimento), e também pós-graduandos, pesquisadores de outras instituições (inclusive do exterior) e tradutores profissionais.  Para fazer frente aos desafios, foi estabelecida parceria com pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que coordenam projetos de extensão semelhantes vinculados ao Mobilang.

O primeiro desafio do projeto é pesquisar e disseminar junto à comunidade informações e notícias relacionadas ao novo Covid-19, além de atender a órgãos públicos, organizações não-governamentais e instituições que necessitem de traduções e medição linguística (por meio remoto). Até o momento, o grupo conta com tradutores e mediadores voluntários para atuar nos idiomas inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e Libras.  O contato pode ser feito por meio do e-mail tradcomufpel@gmail.com .

Publicado em 13/04/2020, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags CLC, coronavirus, Letras, Línguas.