Início do conteúdo

O que fazer em tempos de isolamento físico? CSQV aponta estratégias

A situação atual sugere cuidado com nossa saúde física e mental. A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pelotas (CSQV/UFPel) apontou alguns aspectos do isolamento físico e estratégias que facilitam a adaptação a esse período.

De acordo com a CSQV, o contexto atual pode despertar desconforto emocional. Pode desencadear medo, mas esse medo tem um lado saudável: pode conduzir à precaução e cuidado. No entanto, precisa ser mantido sob controle para não se transformar em angústia.

Para fazer isso, os profissionais de saúde listaram algumas estratégias.

– Conecte-se às informações (notícias nacionais e internacionais, panorama local, etc.) por períodos delimitados (três vezes ao dia, por exemplo) evitando o contato permanente e extenuante. E busque verificar a veracidades das informações fugindo do alarmismo e dos rumores falsos. Verifique recomendações em fontes oficiais como o aplicativo do Ministério da Saúde “Coronavírus SUS”, além dos sites da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fiocruz.

– Sentimento e pensamento são difíceis de serem controlados. No entanto, podemos ter o manejo sobre nosso comportamento. Vamos contrabalançar a inatividade espacial com a atividade em outros âmbitos: ocupar a mente lendo livros, escrevendo, jogando. Ativar habilidades há algum tempo engavetadas, ou aprendendo novas, desenvolvendo atividades manuais, artesanais, organização e consertos em nossa casa que há muito tempo esperavam por serem feitos. A ativação a que nos propusermos servirá de anteparo à aproximação da prostração, do tédio e da tristeza.

– Está sendo difícil já movimentar-se nessa direção? Começa algo e o interesse já vai embora? Chegou o momento de sintonizar com o Sentido de Vida. Reflita: Qual minha história construída? Quais meus desafios já enfrentados? Onde estou em minha caminhada? E para onde estou querendo me dirigir? O que preciso estabelecer e firmar de alicerces para que isso ocorra? E registra; escrevendo; ou em áudio de ti para ti. Sintoniza com a motivação: motivo para a ação de viver.

– Outra estratégia para manter o interesse e não se deixar tomar pelo tédio, desinteresse, estresse: estabelece uma rotina. Não estás de férias. Estás em isolamento para te proteger e aos outros. Se estiveres em home office precisarás organizar teu espaço e horário de trabalho, logicamente. Mas, se não o estiveres, precisarás também organizar uma rotina. Dormir e acordar em determinado horário. Fazer as refeições em horários adequados. Planejar momentos do teu dia para atividades que te dêem satisfação (mexer na terra, ver filmes, ler, atividades manuais). Deixar um momento para assistir TV, fazer tarefas domésticas, entre outras. Organizar-se para que o tempo inativo não te engula de forma a te dissolver em sentimentos e pensamentos que não possas controlar.

– E registra o que mobiliza os teus receios e tensão emocional. Escreva, grave áudio, se escute. Isso poderá contribuir para amenizar a intensidade desses sentimentos e pensamentos. E compartilhe com alguém. Daí o termo dividir. Fica menor o peso emocional, quando se divide com outra pessoa.

– E não te percas do sentido deste momento: cuidado. Este se constitui no exato recorte da história em que poderás olhar para tua alimentação, saúde, ambiente que te cerca, teu mundo interno e externo. Em como poderás contribuir para o cuidado do outro e do coletivo. Necessário cuidar de si, fazendo o que está a seu alcance, mantendo a atenção com o bem coletivo.

– A atividade física libera neuroquímicos que trazem sensação de bem estar. Então verifica o que podes desenvolver em casa ou em ambiente em que não te exponhas.

– E anotar, no teu espaço de reflexão, o planejamento do que precisará ser realizado posteriormente nessa tua área de saúde e cuidados contigo e com os outros e que só agora percebeste.

– Busca exercícios de respiração, de fantasia dirigida para relaxamento, de alongamento. São agentes protetores ao estresse.

– Busque o contato com as pessoas mediante os meios que são disponibilizados: redes sociais, e-mail, telefone. Atualize tua rede de afetos, onde poderás te sentir muito junto à distância.

– E finalmente: mantenha a esperança e confiança. Não esqueça: Tudo passa! Este é um período de mudanças abruptas em nosso cotidiano. É temporário.

Publicado em 30/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, coronavirus, CSQV, saúde.