PRE orienta sobre estágios não-obrigatórios

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), recomendada pelo Comitê UFPel Covid-19, encaminhou memorando aos Colegiados de Curso e Unidades Acadêmicas orientando a comunidade acadêmica sobre os procedimentos a serem adotados pelos Cursos de Graduação em relação aos Estágios Curriculares Não Obrigatórios.

No documento, a PRE estabelece que nenhum novo contrato de estágio não obrigatório deverá ser celebrado enquanto durar a suspensão das atividades acadêmicas. Para os estágios não obrigatórios que estejam em andamento, caberá aos coordenadores de curso ou docentes responsáveis pelos estagiários, fazer contato com os alunos e com os campos de estágio para “identificar se, no trabalho realizado, há riscos totais ou parciais à saúde dos (as) estagiários (as) em função da Pandemia por Coronavírus – COVID-19”.

Os (as) acadêmicos (as) que estiverem realizando suas atividades remotamente poderão dar prosseguimento aos seus Estágios Não Obrigatórios. Aqueles estágios em que não se apresentem as condições de segurança deverão ser interrompidos, salvo possam vir a cumprir as atividades remotamente.

“No caso da impossibilidade de os estagiários desenvolverem suas atividades remotamente, sugere-se que as Coordenações de Curso/Professores Supervisores consultem, junto às Instituições Concedentes, a possibilidade de os Estagiários permanecerem recebendo suas bolsas durante o período de crise, compensando a remuneração pelo tempo de parada com a ampliação do Estágio Não-Obrigatório, por período equivalente ou alternativo, sem a remuneração já recebida anteriormente”.

Os casos extraordinários serão analisados pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Comitê para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da UFPel.

Acesse o memorando aqui.

Publicado em 24/03/2020, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.