Sobre o funcionamento dos RUs na UFPel

Desde o momento que a UFPel deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis vem diariamente analisando todos os serviços referentes à permanência dos estudantes em Pelotas.
Sobre os serviços de alimentação coletiva, a PRAE reiteradas vezes solicitou que apenas os estudantes que realmente dependem desse serviço prestado pela Universidade frequentassem os RUs. Diante disso, passada uma semana após a suspensão, é possível continuarmos implementando medidas para o acesso e permanência nos RUs considerando uma série de aspectos. Diante do exposto, a PRAE comunica que a partir de segunda-feira (23/03) continuaremos com os serviços nas Unidades da Santa Cruz, Campus Capão do Leão e Telles (apenas para moradores da CEU) nos horários vigentes.

O acesso e permanência aos RUs respeitará a orientação do Decreto da Prefeitura Municipal de Pelotas de 19 de março, o qual determina que serviços de alimentação restrinjam o público presente para até 30% da capacidade do local. Desta forma, tendo como exemplo o RU da Santa Cruz, será permitida a permanência de 75 usuários simultaneamente.
Outra medida importante para o RU da Santa Cruz, Unidade com maior movimento, é a opção de retirada de marmita a partir de segunda-feira. Após a apresentação na entrada do restaurante, seja como bolsista isento ou pagante, haverá a opção da retirada da marmita servida pela empresa.

Todas essas medidas vem sendo tomadas com o intuito de garantir a alimentação de centenas de estudantes que dependem do RU, resguardadas as condições de segurança que o momento exige. Portanto, é FUNDAMENTAL que todos façam sua parte:

a) Só frequentar o RU quem realmente precisa;

b) Higienizar as mãos antes de acessar o buffet;

c) Evitar conversar dentro do RU e deixar o local imediatamente ao término da refeição;

d) Em caso de tosse, cobrir a boca com o antebraço, nunca usando as mãos;

e) Sempre que puder, priorizar os primeiros horários para ir no RU devido ao menor número de usuários;

f) Se retirar a marmita, consumir os alimentos em até 20 minutos.

Com as medidas de restrição e acesso, garantindo a opção de quem puder/quiser retirar a marmita para fazer a refeição em casa, esperamos melhorar ainda mais as condições dos nossos RUs.

Importante destacar que, com essas medidas e, principalmente, com a parceria estabelecida com a empresa Norte Sul Refeições (responsável por todos RUs da UFPel), será possível mantermos o serviço de alimentação, a garantia de uma condição financeira mínima para a empresa se manter e, por consequência, a manutenção dos postos de trabalho de seus colaboradores (cozinheiros(as), auxiliares de cozinha, etc). Cabe destacar que a empresa Norte Sul assumiu a responsabilidade dos RUs do Anglo, Casa do Estudante e Campus Capão do Leão no final do ano passado, atravessando o período de férias com baixo movimento nos RUs e, no momento em que a UFPel retornava à normalidade (início das aulas), enfrenta esse período de baixa arrecadação.

Dentro das medidas necessárias para manutenção dos serviços, considerando os aspectos citados anteriormente, poderão também ser observados ajustes na incidência de insumos e composição do cardápio.

Se cada um fizer sua parte, cuidando-se e respeitando ao próximo, teremos sucesso frente a esse importante desafio.

Continuaremos analisando diariamente os serviços e, se necessário, outras ações serão implementadas. No momento em que são muitas as incertezas, queremos garantir a segurança alimentar aos nossos estudantes e a tranquilidade para a empresa e sua equipe trabalhar.

Contamos com o apoio de todas e todos, cada vez mais.

PRAE/UFPel

Publicado em 21/03/2020, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.