Reitoria reúne supervisores de terceirizados para falar sobre o coronavirus

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, Luis Amaral, reitor em exercício, e Ricardo Peter, pró-reitor administrativo, representando a reitoria, reuniram-se com supervisores, prepostos e fiscais dos contratos de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra firmados pela UFPel com as empresas contratadas.

Foi explicado aos presentes sobre as ações tomadas até o momento pela Universidade, em especial de suspensão das atividades acadêmicas e, quando possível, jornada de trabalho em regime de home office (trabalho em casa) dos serviços administrativos. Essas ações, associadas a outras, têm por objetivo minimizar a disseminação de potenciais contaminações pelo Coronavírus e propiciar condições adequadas aos colaboradores cujos serviços demandem a presença física, de modo a evitar aglomerações.

As recomendações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, formado por representantes do Hospital-Escola, das Faculdades de Medicina e Enfermagem, das pró-reitorias de Ensino, de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas e da CCS, foram replicadas aos presentes, no sentido de que a comunidade reforce as medidas preventivas tais como: adotar as medidas de “etiqueta respiratória”, lavar frequentemente as mãos com água e sabão e/ou fazer o  uso de álcool gel, evitar ambientes fechados com muitas pessoas, tais como festas, shows, etc., e caso apresente sintomas respiratórios e febre, busque orientação junto aos órgãos de saúde, conforme as recomendações oficiais do Ministério da Saúde.

Atenta às particularidades de cada serviço, a administração da UFPel emitirá orientações específicas para cada contrato terceirizado, com objetivo de manter o funcionamento da instituição e proteger a saúde dos/as trabalhadores/as. Solicita-se que os/as colaboradores/as acompanhem as notícias relacionadas ao Coronavírus em página específica da UFPel, no link <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/covid-19/>, onde constam informações e recomendações diversas.

Deverão ser informados ao Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados (NUGEST), da Pró-Reitoria Administrativa, os casos de trabalhadores/as grávidas, lactantes, idosos/as e pessoas com doenças crônicas, a fim de que se avalie caso a caso, com possível liberação da presença ao local de trabalho.

Por fim, a administração comprometeu-se que não haverá corte de ponto, tampouco demissão de pessoal, em função de eventual diminuição da necessidade de serviço por conta do Coronavírus.

Publicado em 16/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, coronavirus, Reitoria, saúde, Terceirizados.