Início do conteúdo

Museu Carlos Ritter abre exposição sobre o legado do patrono para a indústria cervejeira

cartaz da exposiçãoO Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abre ao público uma exposição que pretende destacar os feitos de Carlos Ritter em outro viés. “Além do Naturalista: o legado de Carlos Ritter para a Indústria Cervejeira” inaugura na próxima sexta-feira (13), às 18h.

São peças que vão contar mais sobre o lado empreendedor do naturalista. A exposição aborda dois temas: a história da cervejaria de Carlos Ritter e o processo de fabricação de cerveja.

A exposição ficará em cartaz até maio. A visitação pode ser feita de terças a domingos, das 10h às 18h. O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter fica na Praça Coronel Pedro Osório – Casarão 1. A entrada é gratuita.

Tradição
Carlos Ritter é filho de um dos primeiros imigrantes alemães do estado, Georg Heinrich Ritter, que fundou, em 1868, a primeira fábrica de cerveja do Rio Grande do Sul. Três filhos de Georg se destacaram na indústria cervejeira, entre eles Carlos Ritter: os irmãos fizeram história ao fundarem duas das maiores cervejarias do Rio Grande do Sul no final dos anos 1800 e início dos anos 1900: a Cervejaria H. Ritter, em Porto Alegre, e a Cervejaria C. Ritter & Irmão, em Pelotas. A fábrica pelotense, fundada em 1870, tinha uma usina elétrica e fornecia gelo para a população e para a Santa Casa. Representou um rompimento com o modo de produção até então empregado em Pelotas. Na virada do século a cervejaria produzia 4,5 milhões de garrafas por ano e em 1911 a produção chega a 6 milhões de garrafas, além de gelo e gasosas, e emprega 250 operários.

Serviço
Exposição “Além do Naturalista: o legado de Carlos Ritter para a Indústria Cervejeira”
Visitação: de 13 de março até maio
Horário: de terças a domingos, das 10h às 18h
Local: Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (Praça Coronel Pedro Osório – Casarão 1)
Entrada: gratuita