Sisu: resultados das avaliações de cotas

O período de matrículas dos estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas disponibilizadas para UFPel transcorreu dentro da normalidade. O movimento foi mais intenso nos dias 3 e 4.

Dos 2814 estudantes aprovados, aproximadamente 1200 matrículas foram realizadas nos cinco dias do processo de cadastro. Conforme a coordenadora do setor de Registros Acadêmicos (CRA), Emileni Tessmer, a partir de agora as matrículas serão computadas e as vagas ociosas passam para a lista de espera. O estudante que tem interesse em aderir à lista de espera da UFPel, deve ter realizado a inscrição para a lista no site do Sisu entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. A adesão da lista de espera da UFPel ocorrerá entre os dias 7 e 11 de fevereiro. O resultado será publicado no dia 13 de fevereiro e as matrículas ocorrerão entre os dias 17 e 20 de fevereiro. Saiba mais em https://wp.ufpel.edu.br/sisu/2020/01/29/sisu-2020-1-edital-de-matriculas-lista-de-espera/.

Resultados das Avaliações de Cotas

Após o cadastro para matrícula, os estudantes, se cotistas, foram encaminhados para as bancas de avaliação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) que procedem com a avaliação fenotípica, a comprovação de pessoas com deficiência ou ainda a avaliação socioeconômica, dependendo da modalidade de cotas da inscrição. O resultado das avaliações será publicado na página da PRAE e é importante que os candidatos acompanhem os site diariamente para não perder os prazos de recurso em caso de indeferimento.

O resultado das avaliações dos candidatos com deficiência será publicado nesta quinta-feira (6), com período de recurso para os candidatos indeferidos. A banca de avaliação recebeu cerca de 20 candidatos. O resultado final será publicado no dia 12 de fevereiro.

Já o resultado preliminar das avaliações dos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que passaram pela Comissão de Controle de Identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE), serão publicados na segunda-feira (10), também com um período para recurso dos candidatos indeferidos. Aproximadamente 350 candidatos foram avaliados pelas bancas.

Sobre as avaliações dos candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o resultado sairá a partir do dia 28 de fevereiro. De acordo com a chefe do Núcleo de Serviço Social, Amélia Rodrigues Nonticuri, estes resultados demoram um pouco mais devido ao número maior de candidatos entrevistados e a avaliação da documentação. “As cotas existem para reduzir a desigualdade social no País e é necessário um tempo para realizar uma análise bem-feita da documentação do candidato com o objetivo de garantir o acesso a quem realmente é sujeito de direito da vaga”, explicou Amélia.

Publicado em 05/02/2020, na categoria Notícias.