UFPel qualifica a segurança universitária

A UFPel acaba de receber duas motocicletas para reforçar sua segurança universitária, tanto para circulação no entorno dos seus prédios quanto para atuarem no pronto atendimento de ocorrências. O serviço de monitoramento motorizado 24h já é utilizado no campus Capão do Leão e no Centro Agropecuário da Palma e agora será ampliado para os 32 prédios dos campi de Pelotas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Segurança da UFPel, Antônio Azambuja, o monitoramento trará sensação de mais segurança para a comunidade acadêmica. “A equipe de segurança já atua em contato com a Guarda Municipal. Com o monitoramento motorizado será possível ajudar nas ocorrências, mas principalmente na prevenção delas”, explicou.

Plano de Segurança

A aquisição das motocicletas faz parte de um detalhado plano de segurança cuja implantação iniciou em 2017. De acordo com o reitor Pedro Curi Hallal, dentro do Plano de Segurança foram pensadas outras estratégias de qualificação da segurança. Entre elas, a valorização dos vigilantes de carreira que assumiram o Núcleo de Segurança da Universidade, a reorganização dos postos de trabalho para qualificar a segurança em todos os prédios, investimentos na Central de Monitoramento, um plano de redução das armas de fogo e aquisição de armas não letais, reestruturação da frota de veículos da equipe de segurança da UFPel, padronização dos uniformes para garantir a adequada identificação dos agentes de segurança da instituição e o contato direto com os demais órgãos de segurança da cidade, estado e país. “Nos planos futuros, está a transformação do Núcleo de Segurança em Coordenação de Segurança e a criação de estrutura semelhante para atuar junto ao Hospital Escola”, informou o reitor.

Central de Monitoramento

Os investimentos na Central de Monitoramento, possibilitaram a qualificação e a ampliação do número de câmeras. Com aproximadamente 300 câmeras divididas entre os campi, a equipe consegue monitorar todos os acessos e os espaços internos dos prédios da Universidade.

De acordo com a assessora do Núcleo de Segurança, Heloísa Helena Rocha, pela qualidade da imagem das 300 câmeras é possível ampliar as imagens em detalhes. “Uma única câmera pode gerar, por exemplo, cinco detalhamentos para que a equipe monitore áreas específicas”, explicou.

Além disso, em eventos específicos é possível fazer um monitoramento especial. “Estão acontecendo as formaturas institucionais e montamos um mosaico com as imagens do acesso ao campus Capão do Leão e do entorno do auditório da FAEM. As imagens permitem um acompanhamento especial de segurança nos horários específicos das cerimônias.”, explicou

O monitoramento 24h do campus Capão do Leão terá início neste sábado, 1º de fevereiro. Além disso, 52 câmeras são espelhadas com a Guarda Municipal, ajudando também na segurança pública de Pelotas.

Publicado em 31/01/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags segurança, segurança universitária.