Início do conteúdo

Professora da UFPel lança livro na Feira do Livro da FURG

O livro “UBUNTU: As Transformações Através das Ações Afirmativas” de autoria da professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rosemar Lemos, será lançado neste domingo, dia 2 de fevereiro, às 21h, no Espaço Literário da 47ª edição da Feira do Livro da FURG, na Praça Didio Duhá – Praia do Cassino, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
Depois de duas edições focadas na adaptação arquitetônica e física do evento, a pauta dos direitos da pessoa com deficiência ganha centralidade na Feira de 2020. A Feira contará com 25 bancas de livros; sessões de autógrafos coletivas e individuais; oito rodas de conversa; espetáculos musicais, teatrais e de dança; oficinas para públicos diversos; contação de histórias; exposições; concursos literários; entre outras atividades culturais (Jornal “Sul”, 2020).
Já ocorreram sessões de autógrafos deste livro na Feira Preta em São Paulo e na UFPel, especificamente no Museu do Doce quando foram vendidos mais de cem exemplares.  No livro, Rosemar Lemos, uma mulher negra, sul-rio-grandense e educadora busca falar tecnicamente sobre implementação de ações afirmativas – conhecidas majoritariamente pela política de cotas – e sobre o impacto que estas produziram na vida das pessoas, tendo como pano de fundo a Universidade Federal de Pelotas.

Rosemar com o pai Leônidas Gomes, referenciado no livro.

A UFPel é uma das universidades públicas que, com autoridade, pode ousar contar sua experiência de implementação das Ações Afirmativas, destaca a autora Rosemar. É isso que será encontrado ao ler o livro. “Não temos dúvidas de que muito precisa ser feito, mas os avanços implementados por essa instituição de ensino nos últimos anos podem e devem ser inspirações para outras universidades que querem trilhar os mesmos caminhos”, observa. De acordo com ela, a obra configura-se como ferramenta-roteiro para motivar outras universidades a fazerem o trabalho de solidificação dessa importante política pública que são as Ações Afirmativas. “Porque, mais do que contar, queremos ensinar o fazer, porque a UFPel é porque nós somos”, pontua.

A Feira do livro acontecerá entre os dias  29 de janeiro a  9 de fevereiro estando o livro a venda na Banca da FURG durante todo período.
A divulgação do livro está sendo feita via redes sociais no Facebook e no Instagram. Através dos endereços https://fb.com/livroubuntu e https://instagr.am/livroubuntu
Para obtê-lo, acesse o link: https://bit.ly/ubuntu-ml

SOBRE A AUTORA
A professora Rosemar Lemos é lotada no Centro de Artes, no curso de Licenciatura em Artes Visuais, sendo membro do Colegiado de Curso e da Pós-Graduação em Artes. Possui PhD na área de Ciências da Arte e do Patrimônio pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/Portugal. É professora-associada da UFPel e foi chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel de 2017 a 2019. Teve o primeiro contato com a Universidade em 1988, graduando-se em Arquitetura e Urbanismo e logo graduando-se em ESQUEMA 1 pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas). Após isso, se formou como doutora em Engenharia Civil pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e foi PhD pela primeira vez na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro/Portugal em 2005. Atualmente suas áreas de atuação em pesquisa referem-se aos temas: ações afirmativas; patrimônio histórico material e imaterial, cultura indígena e afro-brasileira, formação de professores de Artes; educação ambiental, recursos didáticos interdisciplinares e gráfica computacional.

Publicado em 31/01/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Lançamento, Livro.