Orçamento Participativo terá votação universal

A proposição de um sistema de Orçamento Participativo na UFPel (OP-UFPel) é considerada pela atual Gestão da UFPel de extrema relevância para a promoção de uma cultura de participação da Comunidade Acadêmica no planejamento institucional, permitindo assim o efetivo acesso das pessoas às decisões orçamentárias e relevantes da UFPel.

Neste sentido, ao longo de 2019, a UFPel desenvolveu uma metodologia para o orçamento participativo de 2020 para o qual a Pró-Reitoria de Planejamento destinou até R$ 1,2 milhão, que será aplicado em prioridades escolhidas pela comunidade. O trabalho é feito tendo como baliza o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade.

Em novembro de 2019, os GTs, baseados em pautas definidas pelo Coplan, apontarão de três a cinco prioridades, de cada eixo. O Conselho de Planejamento (Coplan), analisou as prioridades elencadas pelos GT’s e selecionou quatro itens considerado de maior importância que serão levados à consulta da comunidade, para a divisão dos recursos.

A ideia é que cada área de trabalho tenha garantido pelo menos dez por cento dos recursos, ou seja, R$ 120 mil, independente do percentual que será obtido na votação na comunidade. Os recursos destinados para cada uma das quatro ações corresponderão à parcela ganha na escolha da comunidade.

Audiências Públicas

O Comitê Articulador realizará duas audiências públicas para apresentar os temas e resultados à comunidade. A primeira ocorrerá no dia 18 de março, às 10h, no auditório da FAEM e a segunda no dia 19 de março, às 17h30, no auditório da Faculdade do Direito.

Consulta Universal à comunidade

A consulta à comunidade será entre os dias 18 e 25 de março. O percentual de votação de cada item será a parcela de recursos que cada prioridade receberá, em 2020, do total colocado disponível para o Orçamento Participativo.

A consulta ocorrerá por meio do sistema Helios Voting e a comunidade receberá por e-mail o link para votação.

Publicado em 31/01/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Orçamento, Orçamento Participativo.