UFPel realiza matrículas do Pave

As matrículas dos estudantes que foram aprovados no Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) foram realizadas nos dias 23 e 24. A Pró-Reitoria de Ensino esperou nos dois dias 473 estudantes aprovados no Programa. Outros 189 estudantes foram selecionados para ingresso no segundo semestre.

A coordenadora da CRA, Emileni Tessmer, lembra que a UFPel está realizando matrículas provisórias dos estudantes de escolas que tiveram o calendário acadêmico atrasado em função da greve dos professores, no intuito de não prejudicar os estudantes que estão em fase de conclusão do Ensino Médio.

Todas as etapas do processo de matrícula ocorreram no Campus II. Após o cadastro, os estudantes, se cotistas, foram encaminhados para as bancas de avaliação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) que procedem com a avaliação fenotípica, a comprovação de pessoas com deficiência ou ainda a avaliação socioeconômica.

As bancas atenderam cerca de 120 estudantes inscritos para avaliação étnico-racial, 14 estudantes com deficiência e cerca de 200 estudantes inscritos para avaliação socioeconômica. Para acompanhamento dos resultados das avaliações, os estudantes precisam verificar a página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) diariamente. De acordo com a chefe do Núcleo de Serviço Social, Amélia Rodrigues Nonticuri, o estudante precisa acompanhar todo o processo na página para não perder prazos de recursos, por exemplo.

A estudante Bruna Gouveia Freitas foi aprovada para o curso de Administração pela cota L2, para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Acompanhada pela sua mãe, a estudante que mora no Areal e concluiu o ensino médio na escola Nossa de Lourdes, estava eufórica com a aprovação. “O Pave foi muito importante, consegui estudar melhor é mais tranquilo que o Enem. Nem acredito ainda, parece que não é verdade”, disse.

Benefícios

A PRAE realizou reuniões para orientações gerais sobre os auxílios oferecidos aos estudantes (Moradia Estudantil e os auxílios Moradia, Transporte, Alimentação, Deslocamento e Pré-escolar). Os estudantes que precisam de informações sobre as modalidades de auxílios podem entrar em contato pelos e-mails: ci.prae.ufpel@gmail.com ou cpe.prae.ufpel@gmail.com ou ainda pelo telefone 3284.4040.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior, para a Moradia Estudantil serão disponibilizadas 40 vagas neste semestre e o auxílio moradia será oferecido para 200 estudantes. “Nestes dois programas específicos, a UFPel precisa fazer uma seleção e atender os mais necessitados. Nos demais programas, 100% das demandas são atendidas”, informou.

2020∕2

Para os 189 candidatos que foram aprovados para ingresso no segundo semestre, o edital de matrículas será divulgado em junho. A coordenadora da CRA, Emileni Tessmer, informa que os candidatos devem ficar atentos à página da CRA, tendo em vista que, caso sobrem vagas para o primeiro semestre, os candidatos selecionados para o segundo podem ser chamados. “O dia 25 de março é o último dia de matrículas para o primeiro semestre, até lá preencheremos as vagas que estiverem sobrando”, disse.

Publicado em 24/01/2020, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags Matrículas, PAVE.