Clima de emoção na divulgação do Listão do Pave

A emoção tomou conta do campus 2 da UFPel na divulgação do listão do Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar) ocorrida na manhã desta segunda-feira (6). O reitor Pedro Curi Hallal fez a leitura dos aprovados na seleção e comemorou junto com os futuros estudantes. Os candidatos presentes, muitos acompanhados das suas famílias, fizeram a festa ao ouvir o seu nome.

A primeira candidata presente a comemorar a aprovação foi a Luiza Rangel Moresco, aprovada para o curso de dança. Luiza estava acompanhada da mãe Gilsenira Rangel que comemorou a vitória da filha com um “viva” para a Universidade Pública. “A Luiza será a quarta estudante da UFPel com Síndrome de Down, é uma grande conquista”, festejou.

Já Luiza estava muito feliz com a aprovação e já estava pensando na formatura. “Vai ter formatura e vai ter festa”, comemorou. A aprovação de Luiza para dança é um exemplo dos resultados dos projetos da UFPel para a comunidade de Pelotas e região. Luiza participa do Projeto Carinho desenvolvido pela Escola de Educação Física da Universidade que atende crianças, jovens e adultos com diferentes tipos de deficiência. “Era meu sonho entrar para o curso de dança, eu já participo do projeto Carinho e adoro ensinar dança”, explicou Luiza.

Acompanhada da família, Natália Rosa Borba, ao ouvir o seu nome entre os aprovados para o curso de Letras – Revisão e Redação de Textos, chorou e fez a festa com a sua mãe Sandra e suas irmãs Eduarda e Milena. Natália estudou em casa com o apoio da família e destacou também o incentivo da escola em que estuda, onde os outros membros da família também estudaram, o Colégio Félix da Cunha. “Sempre me interessei pelo curso, sempre tive contato com os livros e com as letras através da minha mãe e sempre gostei de escrever, estou muito feliz com a aprovação”, comemorou.

O PAVE

O Pave é um programa alternativo e seriado que permite o ingresso nos cursos da Universidade. Nesta edição, foram mais 9 mil candidatos nas três etapas, consolidando-se como o maior Pave de todos os tempos.

As vagas ofertadas no Pave correspondem a 20% das vagas oferecidas no ano letivo de 2020 para cada um dos cursos de graduação da UFPel. Para o ingresso 2020, 80% das vagas foram reservadas para estudantes de escolas públicas.

Ao todo, 2201 candidatos participaram desta etapa que teve oferta de 1007 vagas, sendo 858 vagas reservadas para cotistas e 149 para ampla concorrência. Em sua fala, o reitor evidenciou alguns números que tiveram destaque nesta edição, como o fato da maioria dos cursos da UFPel terem recebido inscrições, dos 97 cursos da Universidade, 91 tiveram candidatos inscritos. “O que chamou mais atenção é o fato de ter mais candidatas que candidatos aprovados, foram 389 meninas e 273 meninos aprovados, uma realidade que já vem sendo analisada pela UFPel”, apontou o reitor.

Matrículas

O edital de matrícula dos aprovados pode ser acessado em wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/.
Confira também o listão em listao_alfabetico_periodo.

Publicado em 06/01/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags listão, PAVE.