Centro de Equidade lança software gratuito para gerar gráficos equiplot

exemplo de uso do equiplotO Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas (ICEH) disponibiliza um programa on-line gratuito para criação de gráficos do tipo equiplot – uma das formas visuais mais eficientes para representar dados de desigualdades em saúde tanto para cientistas quanto para o público em geral. O Equiplot Creator Tool, disponível no site do ICEH, facilita e amplia o uso do recurso gráfico criado, em 2012, pelo pesquisador do ICEH e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE), Aluisio Barros.

“O usuário só precisa entrar com os dados de análise”, explica o autor do Equiplot Creator Tool, Thiago Melo, integrante do ICEH e aluno do mestrado em epidemiologia do PPGE, sob orientação do professor Barros. “Todo o caminho que antes era feito com base em códigos de programação agora é acessível por cliques na interface do aplicativo”, completa.

Ao adaptar formas anteriores de apresentação, o professor Aluisio Barros desenvolveu uma solução visual para representar e comunicar dados de equidade a profissionais de saúde, gestores, formuladores de políticas e público em geral. O gráfico, denominado equiplot, é considerado uma das melhores formas de mostrar como as desigualdades afetam condições de saúde, por meio da comparação entre diferentes grupos em relação a um mesmo indicador – por exemplo, os índices de mortalidade infantil em diferentes grupos de renda no Brasil. O equiplot permite visualizar, ao mesmo tempo, a situação de cada grupo em relação ao indicador e a distância entre eles – o que transmite a dimensão das desigualdades.

“Com a circulação em publicações, reuniões científicas e relatórios da Organização Mundial da Saúde, um público cada vez maior passou a receber informações em equiplot e se interessar por apresentar dados dessa forma. Formou-se uma demanda crescente por uma ferramenta fácil de usar, gratuita e aberta a diferentes formatos de bancos de dados”, comenta Melo.

O Equiplot Creator Tool surge como o primeiro software gratuito a possibilitar a geração de equiplots sem exigir conhecimentos de programação. Até então, para fazer os gráficos do gênero, era preciso ter conhecimento avançado de softwares de cálculos estatísticos, como Excel e Stata. O novo software tem potencial para ser usado por estudantes, pesquisadores, universidades, equipes de serviços, secretarias e ministérios de saúde.

Técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil aplicaram a ferramenta durante treinamento em medidas de desigualdades em saúde, conduzido pelo ICEH, em novembro, em Brasília (DF). “Usamos o software para gerar gráficos de dados do VIGITEL [Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico], com ótima aceitação dos participantes”, relata um dos coordenadores do treinamento, o pesquisador do ICEH Fernando Wehrmeister. “A ideia é levar a solução para gestores e técnicos de ministérios da saúde em países de baixa e média renda, com os quais cooperamos para o monitoramento da cobertura de intervenções na área de saúde materno-infantil”, acrescenta.

O site do Equiplot Creator Tool traz um tutorial, explicando passo a passo as funcionalidades de cada recurso de edição do programa. Para saber mais, acesse aqui.