Pesquisa da UFPel estuda a relação entre atividade física e dor lombar gestacional

Nos últimos anos alguns estudos foram realizados na tentativa de buscar alternativas para o tratamento e prevenção da dor lombar gestacional. A prática de atividade física surge como uma alternativa importante nesse cenário. Recomendações recentes indicam que mulheres grávidas devem realizar 150 minutos por semana de atividade física no lazer, a fim de obter benefícios para saúde.

Um estudo do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Pelotas, que analisou dados da Coorte de Nascimentos de 2015, investigou a relação entre atividade física de lazer e atividade de trabalho com a dor lombar gestacional. O estudo faz parte da tese de doutorado do aluno Eduardo Caputo.

A pesquisa foi conduzida sob orientação dos professores, Marcelo Cozzensa da Silva, da Universidade Federal de Pelotas, e Paulo Ferreira, da The University of Sydney – Austrália e analisou grávidas da Coorte de Nascimentos do ano de 2015, da cidade de Pelotas-RS. Foram realizados dois estudos, o primeiro investigando a relação entre prática de atividade física no lazer e questões relacionadas à dor lombar, como intensidade da dor e incapacidade relacionada à dor. Já o segundo buscou entender a relação entre atividade física e atividades relacionadas ao trabalho e o desenvolvimento de dor lombar durante a gestação.

O estudo verificou que mulheres que apresentam uma carga diária de trabalho maior que 8 horas por dia, e que dentre suas atividades necessitem levantar objetos pesados frequentemente, apresentam uma chance maior de desenvolver dor lombar gestacional. Os autores verificaram que, atingir os níveis recomendados de atividade física no lazer, está associado a uma menor incapacidade relacionada à dor lombar durante a gravidez, considerando a importância da atividade física nesta fase da vida.

Publicado em 12/12/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Doutorado, Educação Física, Epidemiologia, gravidez, Pesquisa.