IV Concurso de Maquetes de Bactérias entrega premiações

Aconteceu, entre os dias 14 e 25 de outubro de 2019, a 4ª. Exposição das Maquetes de Bactérias dos alunos da disciplina de Fitopatologia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Nesta edição, a novidade ficou por conta da participação ampla de toda UFPel, uma vez que esteve aberta durante toda a 5ª. Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), recebendo assim, centenas de visitantes do mais diversos cursos da UFPel, bem como professores e alunos de outras instituições. Durante este período estiveram expostas 29 maquetes de células bacterianas confeccionadas em diferentes cores e texturas, utilizando dezenas de materiais, sendo a maioria deles recicláveis ou reutilizados.

Como nas três versões anteriores, houve grande participação de estudantes. O engajamento dos participantes foi intenso, principalmente aqueles que desejavam ser premiados. Assim como nas edições precedentes, um comitê técnico avaliou todas as maquetes da exposição e apontou a maquete que melhor representou uma bactéria do ponto de vista científico. A participação dos visitantes também permaneceu valorizada na forma do Voto Popular, que elegeu a bactéria que mais provocou o interesse e a atenção de todos. É claro que houve muita campanha, inclusive nas mídias eletrônicas e, alguns votos foram muito disputados. A premiação na categoria Criatividade e Originalidade, avaliada por um grupo de profissionais das artes e da representação gráfica, também marcou presença.

A grande participação e visibilidade permitiram que as empresas pelotenses Prolab Comércio de Produtos para Laboratório, Trem Bão Comida Mineira, Chicago Barber Chopp e Livraria Vanguarda apoiassem a iniciativa. Assim, todos os estudantes receberam uma lembrança do evento e durante a entrega dos prêmios, ainda foram sorteados brindes dos patrocinadores para os visitantes da exposição. As maquetes eleitas como as melhores em cada categoria receberam premiação, além dos respectivos certificados. Caroline Zalamena e Ewerton de Mello Santos foram premiados na categoria Criatividade e Originalidade; Pedro Pires Porto Teixeira e Tomaz Thofehnr Longaray, pelo voto técnico; e Júlia Flores Correa, Taís da Rosa Teixeira e Tatiane dos Santos Alves, pelo voto popular.

As maquetes são parte de um projeto de extensão que tem por objetivo a popularização da ciência. Neste sentido, as maquetes serão doadas às escolas públicas e privadas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio (solicitações pelo e-mail abmoura@ufpel.edu.br).

Publicado em 28/11/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags concurso maquetes.