Início do conteúdo

Atividades marcam o Dia da Consciência Negra

cartazMais do que assinalar o 20 de novembro, que marca a luta por condições de respeito e igualdade, a comunidade negra da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) batalha para que essa valorização tenha espaço em todos os momentos do ano. Para destacar esse debate, o Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), coletivos de alunos e outros grupos organizados da UFPel estão promovendo e apoiando uma série de atividades.

Veja a programação:

10h30min Roda de Conversa sobre Identidade Negra e Racismo Estrutural
Local: espaço em frente ao Ginásio da Escola Superior de Educação Física (ESEF) – Rua Luís de Camões, 625

13h Foto Coletiva dos Alunos e Servidores Negros e Negras da UFPel (o evento será repetido às 19h)
Local: Campus Anglo – próximo à cantina
*Para quem não puder comparecer em nenhum dos dois horários, o Coletivo Negro Tim Lopes estará recebendo fotos de turmas e outras atividades alusivas ao 20 de novembro. O contato pode ser feito pela página do evento no Facebook.

17h – Marcha da Consciência Negra
Concentração: em frente ao Altar da Pátria (Av. Bento Gonçalves)

19h – Ato Político Cultural
Local: Beco da Bibliotheca Pública Pelotense

19h – Foto Coletiva dos Alunos e Servidores Negros e Negras da UFPel
Local: Campus Anglo – próximo à cantina
*Para quem não puder comparecer, o Coletivo Negro Tim Lopes estará recebendo fotos de turmas e outras atividades alusivas ao 20 de novembro. O contato pode ser feito pela página do evento no Facebook.

 

Próximos eventos:

Data a definir
Mesa Temática “Educação Étnico Racial e Ensino Superior”
Debatedores:
– Míriam Alves (professora do curso de Psicologia e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO – Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas De(s)coloniais)
– Cláudia Daiane Molet (técnica-administrativa do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política – IFISP e ganhadora do Prêmio CAPES de Tese, na área de História, no ano de 2019)
– Gilson Porciúncula (professor do Centro de Engenharias e coordenador do projeto Exatas Diversidades Afro Indígenas Brasileiras – ProEDAI)
– Marielda Medeiros (doutoranda em Antropologia e militante do Movimento Negro, coordenadora pedagógica da Ocupação Canto de Conexão)
– Fábio Gonçalves (mestre em Direito, professor da rede pública de ensino, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra)
Inscrições: em breve, por meio de formulário virtual

30/11
1ª Feira de Afroempreendedores de Pelotas
Das 11h às 17h – Praça CEU, no bairro Dunas
Com participação de pessoas negras físicas e jurídicas, expondo as suas marcas/produtos e divulgando as produções de empreendedores negros de Pelotas e região. Haverá também apresentações culturais
* O NUAAD apoia o evento

Data a definir
Encontro de Negros e Negras Servidores da UFPel
– O evento busca o debate sobre a sua situação na Universidade, possibilidades de projetos e propostas de pautas e atividades de formação para o próximo ano
* O Encontro deverá ocorrer até o final de 2019; em breve, mais informações