Início do conteúdo

Representante da ONU para Alimentação e Agricultura no Brasil visita ALM

grupo posa para fotoA Agência da Lagoa Mirim, da Universidade Federal de Pelotas (ALM/UFPel), recebeu a visita do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala. O tema central de sua passagem por Pelotas, que ocorreu no dia 12, foi a proposta de um projeto de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Uruguai, financiado pelo The Global Environment Facility (GEF), na área de governança e águas internacionais, em virtude da Bacia Hidrográfica Transfronteiriça da Lagoa Mirim. Tais iniciativas se fundamentam no Tratado da Lagoa Mirim, marco na cooperação bilateral entre Brasil e Uruguai no território da Bacia.

Pela manhã, uma videoconferência foi realizada entre o coordenador da ALM, professor Gilberto Collares, e os integrantes da Comissão Especial, juntamente com Vincente Plata, representante adjunto da FAO no Uruguai, Daniel Greiff, diretor nacional de Águas do Ministério de Moradia, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai (MVOTMA) e Jorge Meza, representante da FAO no Paraguai. As tratativas foram mediadas pelo assistente da FAO no Brasil, Gustavo Chianca.

Na parte da tarde, uma visita técnica também foi feita na Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, no Distrito de Irrigação do Chasqueiro e na localidade de Santa Isabel. Foi acordado que as partes avançarão na formalização da proposta de cooperação junto aos seus respectivos governos.