Recital Una Donna no Conservatório de Música

No dia 20 de novembro às 19h30min no salão Milton de Lemos, a soprano Renata Gonçalves realizará seu recital de graduação sob a orientação do prof. Jonas Klug da Silveira e acompanhado pelo pianista Octávio Machado.
Renata Gonçalves é graduanda em Música habilitação canto pela  Universidade Federal de Pelotas em 2015, onde fez aulas com a mezzo-soprano Magali Richter e hoje é aluna do barítono Jonas Klug. Foi coralista da sociedade pelotense música pela música sobre a regência do maestro Sérgio Sisto, onde fez o coro da obra Carmina Burana durante o 7° Festival Internacional Sesc de Música. Também trabalhou com a orquesta de Câmara da Universidade Federal de Pelotas sob a orientação do professor Tiago Ribas. Com ele também realizou a ópera La Serva Padrona, onde atuo como a personagem Serpina. Ademais, foi bolsista do projeto e atuou na preparação do espetáculo. O mesmo fez parte de uma das atividades de comemoração aos 100 anos do conservatório de música da cidade de Pelotas. Realizou também o recital Nosotros canções argentinas, com o pianista Tomás Storino. Tal evento foi  pela Secretaria de Cultura de Pelotas, parte do edital de Intercâmbio Cultural. Atualmente, participa do projeto de pesquisa Performance do Repertório Vocal, com a Professora Dra. Cristiane Bello Guse.

Renata também fez aulas com as sopranos Eiko Senda (JAP) e Patrizia Morandini (ITA), os tenores Lenine Santos (BRA) e Flávio Leite (BRA) e o barítono Homero Velho (BRA). Em 2017, foi selecionada para ser bolsista do ópera estúdio Salta Lírica com os professores: Luciano Garay, Lizzie Waise e Alejandra Malvino; todos cantores e/ou professores do Teatro Colón em Buenos Aires.

Em julho de 2018 e 2019 realizou o workshop Soñado com Lizzie Waisse, Alejandra Malvino e Suzana Cardonet; e recentemente realizou uma Gala lírica na cidade de Mendonza, Argentina.

Atualmente recebe orientações vocais da mezzo-soprano Alejandra Malvino e a soprano Eiko Senda.

“Una donna” é um recital encenado que traz 5 esquetes das seguintes óperas: Rinaldo de George Handel, Così fan tutte, de W.A. Mozart, Don Pasquale, de Gaetano Donizetti, La Boheme e La Rondine de Giacomo Puccini.
O recital contará com a participação do professor e tenor João Ferreira Filho, da soprano Rossana Sparvioli e dos alunos: Gabriel Lucas, Marcelo Schuch, Patricia Perote  e a entrada é franca.