Programa de Pós-Graduação em Química inaugura atividades do projeto “Um dia de cientista”

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel, visando a maior integração entre Escola e Universidade, bem como a ampliação dos espaços de divulgação, acesso e apropriação pública da ciência, inaugurou, nesta quarta-feira (13), as ações do projeto de extensão denominado “Um dia de Cientista”.

Coordenado pelo professor Bruno dos Santos Pastoriza, docente da Linha de Pesquisa de Ensino em Química, a proposta do projeto está voltada à divulgação das pesquisas que têm sido feitas no PPGQ, à apresentação e motivação de estudantes da Escola Básica sobre o trabalho na pesquisa em Química em suas diferentes áreas, contemplando pesquisas em Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Ensino de Química. Nesse processo, grupos de discentes de diferentes escolas da Região são distribuídos dentre os laboratórios e docentes do Programa com vistas a passar o dia integrados nas atividades acadêmicas desenvolvidas nesses espaços e por esses sujeitos.

Nessa ação inaugural, os docentes do PPGQ receberam estudantes do terceiro ano da Escola Santa Mônica, localizada em Pelotas. No mês de dezembro os acordos já estão firmados para receber outra escola da cidade de Pelotas. Retornando em abril, a proposta do projeto é, mensalmente, receber um grupo escolar (tanto de escola públicas quanto privadas) para passar um dia de cientista.

Mais do que “passar um dia”, esses discentes também vivenciam os modos de produção da ciência, o funcionamento da Universidade, têm contato com docentes universitários, estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado (reconhecendo os vários níveis e ações relacionadas à universidade), dentre outros aspectos que podem colaborar no (re)conhecimento da/sobre a Universidade. Complementarmente, a proposta também é enriquecedora ao próprio Programa, uma vez que possibilita a outros discentes (que não estão vinculados à Linha de Ensino de Química) o contato com um público escolar e, assim, permite um processo reflexivo sobre a ação docente e a função da Universidade e dos cursos de Química como co-formadores, não restringindo tal tarefa aos campos de formação em Licenciatura.

Os grupos interessados em participar do projeto poderão entrar em contato com o coordenador das ações, Bruno dos Santos Pastoriza, pelo e-mail bspastoriza@gmail.com.

Publicado em 14/11/2019, na categoria Notícias.