Nota da Gestão

Nota da Gestão sobre ação policial junto ao Centro de Artes

Na noite de sexta-feira, realizou-se uma atividade artístico-cultural para comemorar a Primavera e arrecadar fundos para os Centros Acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Música, Cinema e Dança do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como de praxe, o Centro de Artes tomou todas as providências para que o evento ocorresse num clima de descontração, segurança e respeito à comunidade da região do Porto. Foi solicitada, e obtida, autorização formal para a realização do evento, conforme o documento número 594/2019 da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.

Além da presença de cerca de 50 estudantes, o evento foi acompanhado diretamente pela Diretora do Centro de Artes, a chefe do núcleo administrativo da unidade e vários servidores. O evento transcorria sem qualquer incidente, num clima de alegria e socialização, conforme relato de todas as testemunhas, sem exceção.

A partir das 23h50min houve uma abordagem policial que incluiu a Brigada Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito de Pelotas. Lamentavelmente, a abordagem caracterizou-se como truculenta, inadmissível e, especialmente, injustificável, fazendo uso de armamento pesado e força desproporcional. Diversos vídeos que circulam nas redes sociais e, também, as imagens das câmeras de segurança da UFPel, mostram o uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta, agressões com cassetete e um carro da Brigada Militar avançando propositalmente sobre um dos jovens presentes no evento.

Independente das razões que ensejaram a abordagem, que ainda precisam vir a público, absolutamente nada justifica a violência desproporcional empregada. Desta forma, a administração da UFPel repudia, veementemente, as violências perpetradas e exige sua rigorosa apuração.

Publicado em 10/11/2019, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.