Início do conteúdo

UFPel é destaque na maior evento de Robótica da América Latina

A UFPel participou ativamente, e com destaque,  no maior evento de Robótica da América Latina, realizado no fim de outubro, na Furg. O Robótica 2019 contou com exposições de robôs, jogos de futebol com robôs e até robôs com aplicações domésticas. O evento ocorreu de 22 a 26 de outubro, pela primeira vez no Rio Grande do Sul.

Da programação constaram a 9ª Mostra Nacional de Robótica (MRN), as finais da 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a 17ª Competição Brasileira de Robótica (CBR). Também ocorreram o 10º Workshop de Robótica na Educação (WRE) e o 8º Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR).

A equipe UFPel PinguimBots esteve no evento. O grupo é uma nova equipe para competir no LARC/CBR, um projeto criado para motivar os alunos da UFPel a desenvolver pesquisas em áreas como robótica, visão computacional, IA e interação homem-robô.

A atividade está vinculada ao Projeto de Extensão “Desenvolvimento De Tecnologias De Robótica Móvel Para Veículos Elétricos Autônomos E Robôs De Serviço”, do Programa de Pós-graduação em Computação da UFPel, realizado em parceria com a empresa Freedom.

O resultado do trabalho, um robô autônomo, participou da Competição Robocup @Home (https://athome.robocup.org). Nesta competição o robô precisa realizar determinadas tarefas dentro de um modelo de casa com medidas e espaços organizados para simular a realidade. São tarefas corriqueiras, como seguir uma pessoa, executar um trajeto específico e agarrar um objeto.

“O projeto deste robô conceito é importante para que tecnologias mais avançadas sejam desenvolvidas e possam gradualmente ser incorporadas aos produtos além de proporcionem a criação de novos produtos”, dizem os técnicos da empresa. A máquina da UFPel ficou em quarto lugar de oito na modalidade de robôs de serviço.

Trata-se de um projeto para servir pessoas com mobilidade reduzida, uma cadeira de rodas autônoma, com inteligência artificial, para ser usada em aeroportos, portos e rodoviárias. Com ela, é possível programar o trajeto e levar a pessoa com limitação de movimento a um destino, usando uma capacidade de navegação autônoma. O robô dispõe de reconhecimento de voz e imagem.

O projeto foi elaborado em cima da planta da cadeira motorizada da empresa, e desenvolvido no laboratório da Freedom, instalado no Parque Tecnológico de Pelotas.

Futebol e drones

A UFPel esteve presente no Robótica 2019 com equipes de futebol e drones. O time de futebol Pinguimbots foi renovado em maio de 2019. A equipe conta com 12 membros. No evento, focaram no VSSS e esse ano foi a primeira participação nessa modalidade e na LARC/CBR. “A participação no evento foi sensacional, nos proporcionou conhecer outras equipes e assim aprender coisas novas e fazer vários contatos. Foi muito engrandecedor. A participação no evento abriu nossos horizontes e nos motivou mais ainda a evoluir cada vez mais”, comemoram os membros do time.

A UFPel também participou do Desafio de Robótica Petrobrás, competição que reuniu um total de onze equipes de diversas instituições de ensino de todo o país. O desafio visava a utilização de robôs voadores inteligentes (drones) para a realização de tarefas como o rastreamento de plataformas marítimas e terrestres, e a inspeção de dutos petrolíferos. Os robôs voadores deveriam realizar as tarefas autonomamente. Por meio de sua câmera a bordo, os robôs poderiam capturar informações do ambiente para o desenvolvimento de um sistema de localização em tempo real. O desafio contou com quatro fases e uma prova final livre e a equipe da UFPel ficou em sexto lugar em sua primeira participação na competição.