Laboratório Aberto recebe doação de cortinas com isolamento UV

O Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais que está restaurando duas importantes obras que retratam a Revolução Farroupilha recebeu, nesta terça-feira (15), a doação de duas cortinas especiais para o controle de luz natural no espaço do Laboratório.

As cortinas eram necessárias tendo em vista que as grandes janelas do Laboratório, situado no Museu do Doce (Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório), recebem luz solar direta o que poderia prejudicar o trabalho realizado pela equipe de restauro, além de comprometer a conservação das obras. A doação foi realizada pela empresa CompanyTec.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Andréa Bachettini, a cortina retém 97% dos raios ultravioletas e irá ajudar também no conforto térmico da sala. Andréa informou o andamento da restauração das obras, a obra maior (Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha) já recebeu higienização, limpeza do verso com pó de borracha, enxertos com linho, obturações com polpa de linho, costuras com fios de linho e reforços de bordas, as próximas etapas contam com o estiramento da obra no bastidor que será confeccionado especialmente para ela. Já a obra Fuga de Anita, recebeu uma sala especial no Museu do Doce para que o trabalho possa ser iniciado e passará por um reentelamento transparente para não esconder as informações do verso das obras: os esboços, assinatura e datas.

Em sua fala, a secretária de estado da Cultura, Beatriz Araújo lembrou da importância de instalar o Laboratório de forma colaborativa e agradeceu o apoio dos envolvidos como a Transportadora Primavera que realizou o transporte, a Data Construtora que montou as estruturas necessárias para o trabalho e a empresa CompanyTec que fez a doação das cortinas com isolamento de raios UV. “A CompanyTec já vem acompanhando e patrocinando a cultura em Pelotas em diversos momentos, eu tenho muito a agradecer”, disse.

Ao fazer uso da palavra, Luiz Carlos Pereira da Silva, representante da CompanyTec, anunciou a doação de mais duas cortinas para as outras janelas do Laboratório. “Temos um compromisso social com a cultura e a preservação da nossa história”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Francisca Michelon, salientou a multiplicação de conhecimento que está sendo realizada através do Laboratório. “Estamos ensinando as pessoas a enxergar uma realidade, enxergar um trabalho que está realizado em um espaço que não é da UFPel, é de todos, é nosso”, destacou.

Em dois meses o Laboratório Aberto recebeu um grande público sendo que somente no Dia do patrimônio passaram pelo Museu do Doce aproximadamente 2500 pessoas. Participando de importantes eventos da cidade, como o Dia do Patrimônio e a Primavera dos Museus.

Obras

As duas pinturas de grandes dimensões e suas molduras: Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha, de autoria de Hélios Seelinger, com dimensões: 3.80 x 5.70cm e Fuga da Anita Garibaldi, de autoria de Darkir Parreiras, com dimensões: 2.64 x 2.20cm, pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini, mas estavam desde 2012 em Porto Alegre para receberem o restauro, o que só foi possível em 2019 através do acordo de cooperação firmado entre a UFPel e a Secretaria de Cultura do Estado, para a criação do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Instituto de Ciências Humanas.

Laboratório Aberto

A UFPel, através desse acordo de cooperação, oportuniza aos alunos envolvidos no projeto a experiência prática da sua futura atividade profissional e contribui com a preservação destas importantes obras que narram parte da história do Rio Grande do Sul.

O projeto do Laboratório tem como diferencial estar aberto para que a comunidade acompanhe todo o trabalho que está sendo realizado através do Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. O público pode visitar o Laboratório de segunda a sexta-feira no período da tarde.

A previsão de entrega das obras é a Semana Farroupilha de 2020, momento no qual serão devolvidas ao Museu Histórico Farroupilha completamente restauradas.