Pesquisa da UFPel analisará a utilização do esporte para educação e promoção da paz

Uma pesquisa que está sendo realizada na Escola Superior de Educação Física da Universidade (ESEF) irá identificar, junto à comunidade da UFPel, ações e proposições para a utilização do esporte como um instrumento sócio pedagógico para a educação e promoção da paz. Os resultados serão analisados a partir de questionário online que está sendo aplicado e pode ser respondido https://forms.gle/NbAqKEpqXD27Mxvf9. No celular, também clicar no link. Se não abrir, clique nos 3 pontinhos à direita da tela e clique em “Abrir com o Chrome”.

A pesquisa está sendo conduzida pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte (GPES/ESEF/UFPel). De acordo com o professor Marcelo Cavalli, que participa do estudo, as pesquisas em relação ao esporte e olimpismo acabam muitas vezes restritas aos atletas, treinadores e dirigente. “Este estudo almeja identificar ações propostas provenientes da comunidade universitária em geral, transpondo, assim, fronteiras daqueles já envolvidos com a educação física e o esporte”, explica.

A ideia é que esta pesquisa possibilite a implantação de políticas públicas que contemplem o esporte como um meio para a educação e promoção da paz. Para Cavalli estas iniciativas são importantes “considerando a perspectiva hegemônica disseminada na sociedade do esporte-rendimento visando à vitória acima de tudo e relegando o esporte-educação e o esporte-participação a um patamar de representatividade inferior quando comparados com o rendimento”, atenta.

Além do professor Marcelo Cavalli, participam da pesquisa a professora Adriana Schuler Cavalli, a mestranda Bianca Pagel Ramson e dois alunos da graduação em Licenciatura, Vitória Camargo Silveira e Felipe Garcia Malluê.