V Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da UFPel começa nesta segunda com programação extensa

Evento inclui dez oficinas, painel com convidada internacional e encontro sobre Gênero e Comunicação

A V Semana Acadêmica do curso de Jornalismo acontece entre os dias 7 e 11 de outubro nos campi da Universidade Federal de Pelotas. Realizada pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão, a semana terá ao todo dez oficinas que já estão com as vagas esgotadas. O tema do evento deste ano é “O novo mercado das comunicações multiplataforma”, e a programação foi pensada para suprir as curiosidades dos estudantes sobre o futuro do jornalismo.

Confira abaixo os destaques da programação

A exposição de fotos do riograndino Marcos Jatahy acontece no Campus II da Barroso na segunda-feira, onde à noite ocorre o painel “Inclusão e Diversidade: o papel social da Comunicação”, com os convidados Isabela Reis, Ediane Oliveira e Seu Zé. Ainda na segunda-feira acontece a oficina “Desinibição e oratória + prática de telejornalismo”. O Coletivo Negro Tim Lopes inaugura suas atividades no Jornalismo sendo responsável pelo primeiro dia de atividades.

A terça-feira é recheada de oficinas, com “Fotojornalismo na prática”, “Edição de áudio simples”, seguida por “Edição de áudio avançada”, “Como cobro meus freela?”, “Lattes mas não morde” e também “Edição de vídeo simples”.

O laboratório experimental Marte Agência de Conteúdo, já parceiro do Centro Acadêmico em outros eventos, promove a programação de quarta-feira voltada à assessoria de imprensa. A roda de conversa “Mulheres na assessoria de imprensa” acontece no Campus Anglo onde, à noite, é vez do painel “Comunicação Pública”, que traz Fernanda Cadaval e Rosélia Falcão para dividirem seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o assunto.

O II Encontro de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação (Encontregsc) acontece na quinta-feira, promovido pelo Núcleo de Estudos de mesmo nome, EGSC. O Encontro terá programação própria e apresentação de trabalhos. Saiba mais na página do núcleo (https://wp.ufpel.edu.br/egsc/?fbclid=IwAR3iXFSFb1fY_dR1rXRemaynhXWHZh64ZhFkJJz02SiSbA3hg3ZrUZP06bs). O dia 10 segue com três oficinas no turno da noite. São elas “Edição de Vídeo avançada”, “LAI: o que faço com isso?” e “Escrita Criativa”.

O encerramento da Semana Acadêmica tem como foco principal os estudantes do último semestre. A roda de conversa “Diversidade e Comunicação” acontece no Anglo, enquanto no Campus II o painel “Formei, e agora?”, traz Evelyn Bastos (por videochamada direto de Nova Iorque), Thaigor Janke e Mateus Marques.

Mais informações sobre os palestrantes, oficineiros e os locais de cada atividade estão disponíveis no evento do Facebook (https://www.facebook.com/events/1376243945867121/?active_tab=about).

Publicado em 07/10/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Curso de Jornalismo, Jornalismo, Semana Acadêmica.