Coordenação de Pedagogia Universitária realiza Formações Docentes

A Coordenação de Pedagogia Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está propondo duas novas formações docentes em outubro. A primeira será “Metodologias Ativas”, no dia 11. A segunda é a sexta edição do Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel, que ocorre de 14 a 18. Ambas serão realizadas no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3284-4076 ou dos e-mails nufor.ufpel@gmail.com e nuac.ufpel@gmail.com.

Metodologias Ativas
Dia: 11/10/2019
Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
Inscrições: No local, a partir das 8h30min

Proposta:
Nesta formação, aberta a todos os professores da UFPel, o tema será Metodologias Ativas e de que forma elas podem contribuir com o ensino e aprendizagem. Mesmo com a utilização de novos recursos tecnológicos, o sistema tradicional de ensino ainda prevalece, justamente porque a tecnologia não garante a transposição de paradigmas pedagógicos, nem tampouco a aprendizagem. Por isso, serão abordados brevemente modelos pedagógicos e epistemológicos que sustentam o modelo tradicional de ensino e, a partir disso, serão abordadas propostas de ensino a partir de metodologias ativas para inovação das práticas pedagógicas com a utilização do Blended Learning, que é uma abordagem de educação formal na qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online. Isso ocorre, pois, em todos os programas de Ensino Híbrido – os estudantes têm um pouco de sua aprendizagem via internet, e também parte de forma presencial, em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.

A professora responsável pela formação é Helena Kieling, aluna do Doutorado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, sob orientação do professor Rafael Vetromille-Castro. Helena é mestra em Linguística Aplicada e pesquisadora sobre Metodologias Ativas. Em sua dissertação trabalhou com Ensino Híbrido e professoras em formação. No Doutorado, pesquisa sobre Metodologias Ativas e ensino de Inglês para crianças. Tem experiência no ensino de Línguas Estrangeiras e também no trabalho com professores. Atualmente, é coordenadora do programa bilíngue da Escola Mario Quintana.

* Esta é uma ação dentro da proposta de SEMINÁRIOS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, planejadas pelo GIP – Grupo de Interlocução Pedagógica, que vem discutindo e identificando demandas importantes para a formação docente em suas Unidades.

6º Evento de Formação para Professores Ingressantes e Formação Continuada de Professores da UFPel
Dia: 14 a 18/10/2019
Local: Auditório da Reitoria, Campus Anglo – 4º andar
Horário: 8h30min às 12h (Módulo I) e 14h às 17h30min (Módulo II)
Inscrições: já abertas, através deste link

Proposta:
Este evento, que ocorre semestralmente, busca promover ações de formação que contemplem a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como a discussão de questões pedagógicas que envolvam o cotidiano da docência no Ensino Superior, palestras que, nesta edição, serão abertas a todos os professores do quadro de carreira da UFPel. O cronograma apresenta dois módulos de 20 horas, manhã e tarde, a funcionar de forma concomitante, perfazendo um total de 40 horas.

A realização das 40h de formação é uma exigência para os professores ingressantes, em situação de estágio probatório.

Os demais professores poderão realizar a formação por completo ou por módulo. No caso de interesse em participar de atividades isoladas, a inscrição deve ser feita no local e no momento da ação escolhida.

Abaixo, segue a programação do evento:

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
8h30min às 10h

Progep

PRE PRPPGI PREC PRAE
10h15min às 12h A UFPel e sua estrutura administrativa PRE PRPPGI PREC PRAE
14h às 17h30min

“A prática docente no Ensino Superior e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Profª Dra. Fátima Cossio (PRE), Profº Dr. Marcos Britto Correa (PRPPGI) e Profª Dra. Francisca Michelon (PREC)

“Metodologia e Práticas de Ensino”

Profº Dr. Fábio Sangioggo (CCQFA)

Passeio – tour de aparesentação dos diferentes Campi da UFPel