Professor da Universidade de Auburn palestra sobre biocombustíveis

O professor de Ciências Ambientais, Benedict C. OKeke, do Departamento de Biologia da Universidade de Auburn no Alabama, ministrará a palestra “Bioconversion of biomass to biofuels” no dia 4 de outubro, às 10h, no auditório da Reitoria do campus Anglo. Okeke está realizando um intercâmbio de pesquisa na UFPel, dentro de um projeto com biocombustíveis de resíduos desenvolvido pelos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais; Ciência e Engenharia de Materiais; e Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Além das atividades de pesquisador visitante, Okeke também irá coorientar trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos três programas. Na UFPel, o professor realiza as atividades com o professor Robson Andreazza. Além disso, Okeke também desempenhará atividades na UFRGS, com o professor Flávio Camargo.

O professor, que conquistou uma bolsa Fulbright para o intercâmbio no Brasil, ficará cerca de quatro meses no país, sendo que pelo menos um mês estará realizando as atividades na UFPel.

Currículo

Professor Okeke é professor de microbiologia industrial e ambiental, no Departamento de Biologia. Seus interesses de pesquisa incluem: biocombustível e co-produtos, biossensores, biorremediação, biotecnologia enzimática, efeitos de poluentes nas comunidades microbianas, indicadores de segurança microbiológica da água e dos alimentos e engenharia genética de micróbios. Ele ensina microbiologia industrial, microbiologia ambiental, microbiologia geral e pesquisa direcionada. O professor Okeke fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Riverside; Universidade de Gifu, Japão; e o Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, Trieste, Itália. Okeke possui 60 trabalhos de pesquisa em revistas especializadas, duas patentes nos EUA, numerosos resumos de conferências e várias bolsas de pesquisa, incluindo uma doação de um milhão de dólares para pesquisas sobre etanol combustível a partir de biomassa. Ele é o vencedor do prêmio Ida Belle Young Endowed Professorship e o diretor fundador do Laboratório de Pesquisa em Bioprocessamento e Biocombustíveis (BBRL).

Publicado em 26/09/2019, na categoria Notícias.