Nota – Uma Formatura para Todos!

Turma de formandos sentada nas cadeiras do novo auditórioA formatura é um momento de grande importância na jornada acadêmica de qualquer estudante, visto ser esta a culminância do processo de formação dos e das estudantes. Durante muitos anos, a Universidade Federal de Pelotas delegou aos seus alunos que organizassem suas formaturas por conta própria, o que acabava por reduzir o caráter oficial e protocolar que o momento exige, além de ter se tornado uma ação excludente, permitindo que poucos estudantes participassem deste momento solene. Considerando que a colação de grau é uma prerrogativa das instituições de ensino e as Universidades Públicas precisam garantir que todos os estudantes, sem distinção, tenham acesso à sua formatura, a gestão da UFPel levou esta pauta ao Conselho Universitário (CONSUN), em maio de 2018.

Impulsionado pela premissa de que toda universidade pública, democrática e inclusiva deve possibilitar que todos os estudantes possam ter a colação de grau em solenidade de igual significação e sob a égide das mesmas normas, o CONSUN aprovou a resolução de nº 05/2018, em 11 de maio de 2018. Assim, ficou regulamentado o novo formato das solenidades de colação de grau nesta instituição, denominado Formaturas Institucionais, em caráter obrigatório para ingressantes a partir de 2018/1. Neste novo formato, a universidade passa a se responsabilizar pela colação de grau no mesmo nível em que se responsabiliza pela formação de seus estudantes, oportunizando a todos o direito à celebração com todas as características inerentes ao ato, sem perder o rigor acadêmico que o momento pede.

Detalhe de grupo de formandos no auditórioDesde a aprovação da referida resolução, este ato acontece em caráter de transição, oportunizando que os estudantes se inscrevam em edital específico. Nesta transição, já foram realizadas duas edições: janeiro e agosto de 2019. Na primeira, em janeiro, colaram grau 180 formandos de 42 cursos de graduação. Em agosto, foram 152 formandos de 50 cursos. Entre sorrisos e a ansiedade para entrar no palco e receber o tão sonhado canudo, os formandos e formandas, agradecem e destacam a importância da solenidade institucional, expressando a importância pela inclusão, representando um grande passo institucional da UFPel. Ainda, ressaltam o fato de todos e todas terem a oportunidade de uma celebração no mesmo nível daquelas que, até então, eram pagas pelos estudantes e possibilitadas para poucos.

O que muda desde a resolução nº 05/2018?
Mesa de autoridades com representação de diversas áreas1. A Colação de Grau será feita em hora e local estabelecidos pela UFPel, em solenidade presidida pelo Reitor ou por pessoa por ele designada e que conte com a presença de representantes dos respectivos Cursos e das Unidades Acadêmicas a que estão vinculados (Art. 1º da resolução);

2. Toda organização está sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), em consonância com as normas contidas na resolução citada;

3. As Solenidades de Colação de Grau poderão abranger, simultaneamente, mais de um curso, observados preferencialmente, o critério de afinidade entre os cursos e os limites mínimo e máximo de alunos, respectivamente 90 e 200, que colarão grau. (Art. 3º da resolução);

Outro detalhe da plateia, com os fomandos4. A entrega do diploma será feita pelo Diretor da respectiva Unidade Acadêmica;

5. Esta passa a ser a única solenidade institucional de colação de grau com a garantia de presença do Reitor;

6. A Formatura Institucional é inclusiva e totalmente gratuita para os estudantes;

7. Os empréstimos dos auditórios institucionais para formaturas se restrinjam às modalidades Colação de Grau Interna e Solenidades de Formaturas Institucionais.

8. Solenidades de Formaturas Externas, realizadas através de Empresas Produtoras, contratadas por grupos de formandos nos respectivos cursos, não estão mais autorizadas a serem realizadas nos auditórios da UFPel.