Início do conteúdo

Observatório de Ações Afirmativas promove atividade com a ex-ministra Nilma Gomes

cartazO Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul (OBSERVAASul), promove nesta terça-feira (24), às 14h, na Praça do Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) do Loteamento Dunas, a atividade “Juventude e Educação: perspectivas dos dias atuais”. O encontro terá a presença da professora Nilma Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e primeira reitora negra de uma universidade federal – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

O encontro com a professora Nilma Gomes representa a articulação final de uma série de mobilizações prévias realizadas junto a escolas públicas e coletivos sociais no sentido de debater, a partir dos escritos da pesquisadora, a temática da juventude e da educação. Esses eventos prévios, ocorridos durante o mês de setembro, envolveram abordagens distintas, desde oficinas de desenhos, rodas de conversas, passeios guiados pela UFPel até apresentações de culturais (música e dança).

Essa nova atividade extensionista organizada pelo OBSERVAASul representa justamente esse momento de aproximação entre a comunidade e Universidade, uma articulação indissociável em um projeto como este, de caráter institucional, que fomenta conjuntamente ensino, pesquisa e extensão.

O encontro é organizado em parceria com escolas públicas de Pelotas, movimentos sociais e sindicais, coletivos organizados e ONGs.

Veja a programação:

– Exposição de desenhos realizados durante as oficinas prévias e espaço permanente para desenhos
– A partir das 14h15min: Apresentações de dança – IFSul, ODARA e Tropa de Dança + Companhia NGRS
– A partir das 15h: Apresentação de músicas (samba, rimas e rap)
– A partir das 15h30min: fala da professora Nilma Gomes em interação com o público
– A partir das 16h15min: apresentação de Slam e encerramento