E-book Coisas de Infância debate o estabelecimento de masculinidades e feminilidades

No dia 28 de setembro o correrá a leitura e o lançamento do E-book Coisas de Infância no Sarau Literário, na Bibliotheca Pública Pelotense. O e-book é produto da Disciplina Literatura Infantil, Artes Visuais e Música, ofertada aos estudantes da Especialização em Educação da Faculdade de Educação da UFPel. A disciplina foi ministrada no 1º Semestre letivo de 2019, entre março e julho, pela professora Cristina Maria Rosa. Com fins didáticos e não comercializável, os autores podem disponibilizar o livro digitalmente a todos os interessados. Interessados podem acessar o e-book pelo link https://onedrive.live.com/?cid=706A75ED2FFCF172&id=706A75ED2FFCF172%21458&parId=root&o=OneUp

Apresentação

Herdeiros da arte de contar, os humanos narram e, desta forma existem como sujeitos e como espécie. É através da narrativa que é possibilitado a criação de vínculos com a cultura circundante, aprender e ensinar uns aos outros, ouvir e falar, ler e escrever, pensar, refletir, registrar. A narrativa é “um modo de conformação de realidades, em que a passagem do tempo está claramente configurada, mobilizando, para isso, elementos de linguagem” (GETHL, 2014). É arte, dolce e utile, e demanda um “outro” para existir: quem escreve deseja e precisa ser lido.

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes da Especialização em Educação um encontro profícuo com a escrita, foi proposto que, após refletirem sobre como as infâncias são mencionadas na literatura, relatassem “coisas de menina” e “coisas de menino” de seus tempos de criança. O intuito foi deleitar-se com a memória de cada um e, ao mesmo tempo, refletir sobre os scripts de gênero ou cultura que legitima, demarca e estabelece modos de ser para as masculinidades e as feminilidades (FELIPE, GUIZZO & BECK, 2013).

Os procedimentos tiveram início com o estudo da literatura infantil e, em especial, da literatura paradidática, em sala de aula. A fim de exemplificar o gênero, foram escolhidos dois livros recentes – Coisa de Menina e Coisa de Menino, de Pri Ferrari – para a leitura em voz alta. Típicos do Século XXI, apresentam conceitos e convidam o leitor a pensar sobre o que é “coisa de…”. Os resultados da proposição – conhecimento do gênero literário e produção de escritas para integrar o e-book com narrativas factuais e ficcionais sobre suas infâncias – indicam que estudantes tendem a valorizar o literário quando se defrontam com a necessidade de produzi-lo.

Publicado em 24/09/2019, na categoria Notícias.