Mostra de Cursos atrai estudantes e aproxima UFPel da comunidade

Estudante mostra itens do curso de QuímicaDe um lado, estudantes do Ensino Médio cheios de curiosidade. De outro, universitários e professores entusiasmados ao explicar por que o seu curso é especial. Essa era a tônica da integração que ocorreu durante a terceira edição da Mostra de Cursos promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizada no dia 18, na Escola Superior de Educação Física (ESEF). A organização estima que entre 800 a mil visitantes participaram do evento, a grande maioria estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Pelotas e região, como Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Canguçu e Arroio do Padre.

O evento teve exposição de mais de 90 cursos, apresentação de projetos e pesquisas, exemplos de formas de atuação e funcionamento das graduações, espaço para tirar dúvidas e ainda rodas de conversa.

Um verdadeiro universo foi apresentado durante o evento. As colegas Lara Lima e Pietra Khaled, ambas de 15 anos, procuravam informações sobre cursos mais tradicionais, como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Porém, conheceram no evento o curso de Química Forense, que chamou a atenção. “Vimos coisas que nem imaginávamos e isso é muito legal”, contou Lara.

Exposição do curso de ArquiteturaA estudante do terceiro ano da Escola Estadual Coronel Pedro Osório, Maria Helena Cardoso, 17, foi direto ao ponto: “Tô perdida, mas tô me achando”, disse, sorrindo. Segundo ela, a Mostra de Cursos é um espaço ideal para ajudar o estudante a descobrir suas preferências e ingressar no ensino superior sabendo o que quer.

Os colegas do Colégio São Carlos, de Santa Vitória do Palmar, Santiago Moreno e Lucas Borges, ambos de 16 anos, circularam por inúmeras bancas e o semblante era o mesmo – sempre muito interesse no olhar e perguntas para quem apresentava cada curso. Atraídos especialmente pelas áreas de Engenharias e Saúde, eles e os amigos passaram o dia no evento e fizeram questão de conhecer todos os cursos presentes. De acordo com Moreno, o grupo foi muito bem acolhido e pôde aprender mais. “Temos acesso à Internet para pesquisar informações sobre os cursos, mas não é a mesma coisa do que estar vendo de perto. Faz com que a gente tenha noção, na prática. Eles ensinam, tiram dúvidas e temos a oportunidade de questionar”, avaliou.

Estudante desenha em vidroDentre esses que respondiam e faziam questão de falar sobre as multiplicidades que seus cursos englobam estava José Raphael Xavier, 27 anos, mestrando em Veterinária. “Vim mostrar para esses futuros médicos veterinários – assim espero – o que de bom o curso tem e o que eles vão poder ver lá, dentro de laboratórios, do atendimento clínico a pequenos e grandes animais, inspeção de alimentos e nutrição animais, por exemplo”, contou.

Além dos espaços de cada curso, a Mostra teve também informações sobre as formas de ingresso – como Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) -, cotas, assistência estudantil, diversidade, inclusão e ações de apoio e permanência. O Desafio Pré-Universitário, voltado a candidatos de baixa renda, também esteve presente.

Vista de cima da Esef mostra públicoAproximando a Universidade da comunidade
O evento foi organizado pela Coordenação de Pedagogia Universitária, da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel. A pró-reitora, Maria de Fátima Cóssio, destacou que a Mostra é uma maneira de demonstrar aos estudantes do Ensino Médio que eles têm alternativas de ingresso no ensino público. “Aqui eles têm acesso a todas as informações necessárias. A Universidade se mostra e se aproxima da comunidade, sobretudo dos alunos de Ensino Médio. O grande objetivo é esse”.

Integrante da comissão organizadora, a professora Eleonora Santos destacou ainda que, em tempos de necessidade maior de reforçar e visibilizar o que a UFPel faz, como universidade pública, gratuita, diversa, e por isso socialmente referenciada, o evento mostra a qualidade de oferta profissional superior e cidadã oferecida à comunidade.

Rapaz mostra fenômeno meteorológico na tela

Estande da Biotecnologia com alunos

Faculdade de Enfermagem simula ressuscitação

Espaço da Odontologia