Professor da UFSM irá ministrar curso de métodos quantitativos no PPGDTSA

Nos dias 17 e 18 de outubro, o professor titular da UFSM Adriano Mendonça Souza irá ministrar aos alunos, docentes e técnicos do PPGDTSA (Pós em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) da UFPel e demais interessados o curso “Técnicas Multivariadas Exploratórias: Teorias e Aplicações“, com duração de 12 horas aula e certificado pelo programa. O curso será realizado na sala da Pós 2 da FAT e terá vagas limitadas.

Inscrições pelo e-mail ppgdtsa@gmail.com, com assunto “Curso Técnicas multivariadas exploratórias”.

Objetivos do curso: Proporcionar aos alunos a possibilidade de efetuarem estudos e pesquisas utilizando as técnicas de análise multivariada, tanto no controle de estatístico do processo, na segmentação de mercado, em pesquisas, análises e validação de questionários. Busca-se que o pesquisador tenha a possibilidade de compreender e aplicar os diferentes métodos nas áreas de concentração da engenharia de produção, administração e afins.

Sobre o ministrante:

Foto

Adriano Mendonça Souza possui graduação em Matemática (FIC Faculdade Imaculada Conceição Santa Maria), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina – SC) e neste período atuou como pesquisador na Texas A & M University (TX – USA), realizou post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa – ISCTE – Business School – Lisbon Institute – Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e no Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) assim como nos demais cursos de graduação da instituição. A partir de 2007 passou a avaliador de curso e avaliador institucional do MEC, além de ser referre de várias revistas científicas. Faz parte do corpo editorial da Revista Ciência e Natura e membro do comitê editorial da Editora-UFSM. As área de interesse são estatística aplicada, controle de qualidade, análise de séries temporais, análise multivariada, pesquisa operacional e gerência de produção e avaliações de políticas públicas por meios de modelos econométricos.

Cronograma:

dia 17 de outubro: 13 h – 14 h: credenciamento e abertura;

14 h – 18 h: curso;

dia 18 de outubro: 08 h – 17 h: curso, com intervalo para almoço de 1 hora

17:15 h : encerramento do curso.

Publicado em 19/09/2019, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags FAT, PPGDTSA.