Início do conteúdo

Lançamento “Archivo 8 Bajos: Música de acordeón y bandoneón del interior de Uruguay (2001-2016)”

Na segunda-feira, 23 de setembro, às 18h, na Sala 310 do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural no Campus II ICH-UFPel ocorrerá o lançamento do livro e álbum “Archivo 8 Bajos: Música de acordeón y bandoneón del interior de Uruguay (2001-2016)”. O trabalho é composto por uma seleção dos materiais sonoros que formam parte do acervo Archivo 8 Bajos (archivo.8bajos.org). Os materiais são fruto do trabalho de campo realizado pelo doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, José A. Curbelo, entre 2001 y 2016, sobre a música tradicional de acordeón e bandoneón do norte de Uruguai.

O álbum contém 33 músicas selecionadas para amostrar o desenvolvimento e diversidade da música de acordeón e bandoneón do norte uruguaio, que tem a sua origem no século XIX. Amostra as suas raízes em acordeões de uma fileira, apresenta à diversidade de estilos e ritmos na “gaita de oito baixos”, revela a sua diversidade étnica e processos de transmissão oral. Também, mostra a relação entre o acordeón de botão e o bandoneón e a influência das músicas populares afro americanas do século XX. Examina as interseções entre música típica rio-platense e a música popular, apresenta à diversidade de repertórios do acordeón a piano e, no final, destaca o uso do bandoneón no norte uruguaio.

O livro de 192 páginas, que acompanha o álbum, tem um prólogo escrito pela musicóloga uruguaia Marita Fornaro y contém fotos e material biográfico (em espanhol e inglês) sobre os músicos que são oriundos dos departamentos uruguaios de Salto, Paysandú, Artigas, Tacuarembó, Durazno, Cerro Largo e Treinta y Tres. Desde 2003, Ocho Bajos Music tem realizado atividades artísticas e produções culturais internacionais
sobre instrumentos de fole (acordeón, bandoneón, etc.). Tem produzido turnês nos EUA e Canadá de artistas uruguaios, argentinos y brasileiros, e tem apresentado artistas em Brasil como acordeonistas argentinos Raúl Barboza e Alejandro Brittes, e o Dúo Scofano Minetti. Suas produções discográficas incluem uma colaboração com Smithsonian Folkways, a gravadora da Smithsonian Institution, o museu nacional dos EUA.
O projeto foi realizado com o apoio do Fondo Concursable para la Cultura de la Dirección Nacional de Cultura del Ministerio de Educación y Cultura de Uruguay.

Publicado em 16/09/2019, na categoria Notícias.