A Flauta Brasileira no Choro é tema de masterclass

O Choro, um dos primeiros gêneros urbanos do final do século XIX no Rio de Janeiro, compreende vários gêneros que são tocados até hoje nas rodas de choro e estudados no repertório chorístico. O masterclass com a flautista e professora Gabiela machado tem como proposta abordar a POLCA, o MAXIXE, o CHORO e o CHORO SAMBADO apontando suas semelhanças e diferenças a partir de seu aspecto rítmico.

Os padrões rítmicos do acompanhamento, suas claves, time-lines ou linhas-guia provocam inflexões e acentuações nas melodias, sugerindo articulações. O procedimento de escolha destas articulações, inflexões e acentuações será ilustrado com exemplos musicais.

Este máster class integra as atividades artístico-pedagógicas de comemoração dos 30 anos de docência do Prof. Raul na UFPel.

ONDE: Centro de Artes / Bl. 2 – 5º andar (507)
Laboratório de Pedagogia e Performance da Flauta Transversal / LaPPerF

DATA E HORA: 28 de agosto às 14 h e 30 min.

Coordenação: Prof. Raul Costa d’Avila

Gabriela Machado

Formada pelo Instituto de Artes do Planalto – UNESP e pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, desde cedo, atua tanto na área erudita quanto na popular.

É mestra pela Unicamp com projeto relacionado ao Choro e suas práticas, direcionado aos instrumentos de sopro.

Desde 2012 é professora na Escola do Auditório Ibirapuera, escola especializada em Música Brasileira, com direção artística de Nailor Proveta.

Na área pedagógica foi professora convidada de flauta transversal na Faculdade de Música Carlos Gomes (2005 – 2007) e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1993 – 2000). Ministrou aulas no 8o. Festival de Inverno de Boituva – São Paulo (2013) e, juntamente com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, no Festival “Música das Américas” em Belém- PA (2013 e 2014).

Na área da performance popular, é solista do Quinteto Pauliceia desde 2014, grupo que criou e desenvolveu o projeto “Chorinho no Terraço” na Biblioteca Mário de Andrade/SP (2014 – 2017), e do trio Choro de Bola com repertório de clássicos do choro.

Integra desde 2010 o grupo de música autoral “Quarteto Quadrantes” com o primeiro disco “Passos Largos” lançado em 2013, no Brasil, Itália e França, no Festival Espírito Mundo; e o segundo álbum “Sinuosa”, em 2016, com participações de Joyce, Proveta, Teco Cardoso e Swami Jr.

Foi solista do grupo Choronas por 19 anos com três cds lançados “Atraente” (2000), “Choronas Convida”(2004) e “O Brasil toca Choro”(2008).

Solou com diversas orquestras: Sinfônica de Santo André, Santos, São Caetano, Banda Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Avon e Sinfonia Cultura.

Na área erudita participou das Orquestras: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, “Sinfonia Cultura” da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo, Sinfônica de Santo André, Sinfônica de Santos e Juvenil do Estado de São Paulo, acompanhando vários artistas renomados: Antônio Menezes, Nelson Freire, Bárbara Hendrix, Diane Shure, Airto Moreira, Altamiro Carrilho, Paulo Moura, Hamilton de Hollanda, Yamandú, Pife Moderno, Zizi Possi, Hermeto Paschoal, Toninho Ferragutti, André Mehmari e Gabrielle Mirabassi entre outros.

Ganhou os prêmios PAC 27 com o projeto “Elementos Populares na Música Erudita” (Duo flauta e violão), Linc/SP com o projeto “Música Instrumental Brasileira nas Escolas – Show Pedagógico”, desenvolvido pelo grupo Choronas e “Estímulo para Jovens Solistas” da Secretaria de Cultura de São Paulo.

Discografia como flautista convidada:
“Camaranóva” – Felipe Senna
“Eu toco mal” – Martina Marana
“Todo mundo quer dançar baião” – Bia Góes
“Toda sorte do Mundo” – Paula Souto
“Vasta cidade, festa de alguém” – Bruno de la Rosa
“Chiquinha em Revista” – Ana Fridman
“Notas de um sem tempo” – Ana Fridman
“Songbook – Joaquim Antonio Callado”– Choro Music
“Brazilian Traditional Music” – Ed Galhardi (vols 1 à 7)
“Muito prazer” – Keila Abeid
“Os Mestres Mulatos” – Sinfonieta
“Canto de Latinoamerica” – Duo portenho

Publicado em 26/08/2019, na categoria Notícias.