Planos de Ensino estarão disponíveis no Cobalto

Já é possível aos docentes cadastrarem os Planos de Ensino no sistema acadêmico Cobalto. As Pró-Reitorias de Ensino (PRE) e de Gestão da Informação e Comunicação (Progic) fizeram um trabalho conjunto para viabilizar  o cadastro dos planos de ensino no sistema cobalto. Essa iniciativa possibilitará à comunidade acadêmica  a consulta e impressão do documento, que terá código validador após o encerramento do semestre.

As unidades acadêmicas já foram comunicadas do novo processo e os docentes já estão cadastrando seus planos de ensino no sistema, processo que deverá estar encerrado até o fim de setembro. A partir daí, a consulta aos  planos estará disponível para acesso pelo Cobalto.

“Essa inclusão é extremamente importante para UFPel, pois atende aos anseios da comunidade acadêmica, possibilitando a compatibilidade dos planos de ensino aos projetos pedagógicos de curso, pelo sistema Cobalto, o que facilita aos alunos, professores, colegiados, departamentos e registro acadêmico, o acesso aos planos a qualquer momento, via sistema”, diz a coordenadora da CRA, Emileni Tessmer.

Com relação aos procedimentos,  após a inclusão e homologação dos objetivos, ementa e bibliografia, pelos departamentos ou câmaras de ensino, os professores responsáveis pelas turmas fazem o cadastro das demais informações. “Ao fazer o envio do plano, no sistema, este ficará disponível para a comunidade acadêmica”, frisa.

“Sabemos que, por se tratar de uma funcionalidade nova, esse movimento inicial pode apontar dificuldades que deverão ser analisadas para a melhoria do processo. Esperamos que para nos próximos semestres, com a apropriação dessa forma de cadastro e disponibilização dos planos de ensino, seja facilitada para emissão e consulta do documento, ficando disponíveis para as análises necessárias, especialmente para os discentes, que poderão ter acesso ao conteúdo programático diretamente do sistema acadêmico, com código verificador de autenticidade”, afirma Maira Ferreira, coordenadora da CEC.

Os estudantes poderão consultar os planos de ensino já cadastrados no Cobalto em Consulta Matrícula, clicando em cada disciplina.

Mais informações e orientações aos docentes no tutorial disponível em

https://wp.ufpel.edu.br/pre/2019/08/09/tutorial-para-cadastro-dos-planos-de-ensinos-pelos-professores/ .

Publicado em 21/08/2019, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Cobalto, CRA, disciplinas, Graduação, plano de ensino, PRE, Progic.