Rústica dos 50 Anos reúne comunidade em corridas e caminhada

Largada da Corrida de 5kmCom 481 inscritos, a Rústica dos 50 Anos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) movimentou o Campus Anglo neste domingo (18). Promovido em parceria com o Sistema Social do Comércio (SESC-RS), o evento contou com quatro categorias: corrida infantil de 1 km, caminhada orientada de 3 km, corrida de 3 km e corrida de 5 km.

Com o tempo nublado e ventoso, mas com momentos de sol, o clima da Rústica foi de integração e animação entre os atletas, de fora e de dentro da UFPel. O presidente da Comissão dos 50 Anos da UFPel, Thiago Bergmann Araújo, salientou a importância de celebrar o aniversário da Instituição de diversas formas, especialmente com a corrida, que traz a comunidade mais para perto da Universidade. “Foi bonito de se ver o Campus Anglo cheio de vida, nessa atividade de esporte, lazer, saúde e integração entre as pessoas”, disse.

Completaram a prova 265 pessoas na corrida de 5 km, 124 atletas na de 3 km, sete crianças na corrida infantil e 85 participantes da caminhada. O trajeto foi pensado de forma a também permitir a contemplação de algumas unidades históricas da UFPel, como a Faculdade de Direito e a Faculdade de Odontologia, além de espaços do patrimônio histórico pelotense, como a Praça Coronel Pedro Osório e o Casarão 8, que abriga o Museu do Doce.

Largada da Corrida de 3kmA publicitária do Hospital Escola (HE), Clarice Becker, participava da caminhada como forma de reconhecer a importância da UFPel, representar o Hospital e ainda como estímulo a uma vontade antiga. “Sempre quis correr, mas não tinha motivação. Quem sabe, com a caminhada, é um início”, adiantou.

E foi por causa da Rústica dos 50 Anos que o professor de Odontologia Marcos Britto Corrêa voltou a correr. Parado há dois anos, o docente, que também é coordenador de Pesquisa da UFPel, voltou treinar quatro vezes por semana para encarar o desfaio dos 5 km. “Fiz um tempo melhor do que quando corria antigamente”, comemorou. Para ele, o evento integrou a comunidade, contribuiu na promoção da vida saudável e trouxe o espírito de parceria entre os participantes.

A Rústica dos 50 Anos foi um estímulo também para os estudantes Juliano Sinotti, da Engenharia Hídrica, e Kevin Vasconcellos, da Economia. Foi a primeira prova de 5 km completa dos dois. Foi uma maneira de “pegar o ritmo” para outras que ainda virão. “O evento foi muito bem organizado e nos deu uma boa motivada”, disse Sinotti.

corredoresCorredor apaixonado, Sérgio Luís Moreira, motorista da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), achou que justo dessa vez, em que a prova era em seu local de trabalho, não poderia participar. Doente há dois dias, ele compareceu apenas para prestigiar os colegas que estimulou a participar – tanto da Proplan quanto da equipe Hercílio, da qual faz parte. Não resistiu. Reuniu forças e completou a prova de 5 km. “Para mim, correr é tudo. É algo que escolhi para mudar hábitos e investir na saúde. Me dediquei e peguei amor pela corrida. Não consigo ficar sem”, contou ele, que treina três vezes por semana.

Veja quem subiu no pódio:

Corrida 5 Km

Maiores equipes
1º – Hercílio.com
2º – Polo Sest Senat
3º – 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTZ)

Jogos da UFPel – Corrida 5 Km
Masculino
1º – Luiz Eduardo Bach
2º – Felipe dos Santos Costa
caminhada3º – João Gabriel Ruppenthal

Feminino