Homenagens marcam a cerimônia dos 50 anos da UFPel

AuditórioEm cerimônia no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a comunidade acadêmica comemorou os cinquenta anos da UFPel com homenagens a cinquenta personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade, fazendo a diferença ao desempenhar suas atividades. Foram outorgados os títulos eméritos a professores e técnico-administrativos e um título de mérito universitário.

O ato teve início com a fala do presidente da Comissão dos 50 anos da UFPel, Thiago Bergmann Araújo, que destacou a importância da Universidade na vida das pessoas. “A Universidade é reconhecida internacionalmente e impacta diretamente a vida de milhões de pessoas, mesmo que elas não saibam disso”, afirmou.

Em sua manifestação, o vice-reitor Luís Amaral destacou o caráter de reconhecimento do trabalho realizado por pessoas que fizeram e fazem parte da Universidade. “A Universidade é reconhecida no Brasil e no exterior pelo desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de excelência e o mérito é da nossa comunidade acadêmica”, apontou.

reitorEm clima de festa, os homenageados da noite foram chamados um a um ao palco para receberem os certificados e os troféus confeccionados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Foram 21 docentes que receberam o título de Professor Emérito, 28 servidores técnico-administrativos que receberam o título de Técnico-Administrativos Emérito e uma ex-funcionária que recebeu o título de Mérito Universitário.

Após as homenagens, o reitor Pedro Curi Hallal fez uso da palavra para referenciar a parceria com outras importantes instituições que estiveram representadas na cerimônia, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, a Universidade Católica de Pelotas e as Prefeituras de Pelotas e Capão do Leão. “Com a emancipação do município de Capão do Leão em 1982, a UFPel passou a ter duas casas, é um orgulho para Universidade ter estas parcerias”, salientou.

Na sequência, o reitor agradeceu e saudou os homenageados da noite, estendendo o reconhecimento a todos os servidores que de alguma forma se dedicaram às tarefas administrativas e acadêmicas, contribuindo para a qualidade das atividades universitárias. “As homenagens entregues dizem muito sobre as trajetórias de vida destas pessoas, elas foram escolhidas pelos próprios colegas”, explicou.

plateiaO Coral da UFPel regido pela professora Salatiele da Rosa Gomes encerrou o ato solene com a apresentação de três canções. O Coral iniciou as suas atividades em 1973, sob a regência do maestro Romeu Tagnin e é a ação de extensão mais antiga da UFPel, com mais de 40 anos ininterruptos de atividade.

Thiago BergmannNa sequência, ocorreu um coquetel assinado por acadêmicos e professores do curso de Gastronomia. O cardápio foi elaborado de forma a contemplar diversos produtos típicos da culinária da região Sul do Estado e a participação ocorreu por adesão.

Veja fotos aqui.

Veja quem foram os servidores homenageados.

Saiba sobre a Sessão Solene que ocorreu na Câmara de Vereadores.

coral