Sua tese em três minutos terá segunda edição

A UFPel repetirá o evento “3MT – Sua tese em três minutos” na 5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação que acontecerá entre os dias 20 a 25 de outubro de 2019. A primeira edição do evento teve recorde de público e participação de 17 programas de pós-graduação da Universidade.

O evento tem como objetivo principal a popularização do conhecimento científico desenvolvido nos programas de doutorado da Universidade. Ao apresentar a pesquisa em apenas três minutos, os doutorandos têm o desafio de traduzir o seu conhecimento para um público leigo. “A ideia é estimular os doutorandos a fazer o exercício de traduzir o seu conhecimento em uma linguagem acessível para todos os públicos”, explica o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Marcos Britto.

O coordenador de Pós-Graduação da PRPPGI, Rafael Vetromille-Castro, atenta para a importância deste exercício de explicação do conteúdo e da relevância da pesquisa em apenas três minutos em uma linguagem não científica. “O doutorando precisa transmitir o conteúdo e a relevância de seus resultados tanto para o meio empresarial que poderá investir, para o meio político que poderá utilizá-los em políticas públicas, para os pesquisadores de outras áreas de conhecimento e para o público leigo”, exemplifica.

Inscrições

Cada programa poderá indicar um doutorando ou uma doutoranda para representar a área. A seleção dos candidatos se dará por uma seleção interna de cada programa. A data limite de inscrição é o dia 13 de setembro de 2019. Apesar de os requisitos exigirem que os candidatos tenham qualificado as suas pesquisas, Rafael Vetromillhe atenta para a importância da participação de todos os doutorandos nas seleções internas. “É um importante exercício para eles. Neste sentido, estamos estimulando os programas a realizar a seleção interna dando oportunidade para os doutorandos que ainda não qualificaram suas teses”, lembra.

Confira o edital no endereço 3MT_Edital para a SIIEPE.

Conheça as ganhadoras da primeira edição do evento

1º lugar

Tese: Larvas de dípteros (Arthropoda: Insecta) para o tratamento de lesões tegumentares: uma abordagem multissistêmica

Doutora: Franciéle de Souza  Masiero.

“A princípio, ter apenas três minutos para expor seu trabalho de meses/anos e em uma linguagem acessível ao público leigo, é intimidante, mas ao mesmo tempo, é desafiador. É com desafios diários, que se faz pesquisa. Trabalho com terapia larval, isto é, tratar feridas, que não cicatrizam, e, que podem resultar em amputações, através de larvas de moscas. Ter a oportunidade de divulgar um tratamento tão eficaz, mas que sofre com pré-conceitos e desconhecimento, foi uma das motivações, para que eu me inscrevesse neste evento. Ter o seu trabalho reconhecido e vencedor, não tem preço, sensação de dever cumprido. Cada vez mais, são necessários eventos, que ultrapassem os muros das instituições públicas e informem aos cidadãos, quanto a importância e, quanto aos benefícios oriundos das pesquisas, que vêm sendo desenvolvidas no Brasil. É fundamental este retorno à população, para que possamos conquistar e garantir investimentos em Ciência”

Confira a apresentação de Franciéle em https://www.youtube.com/watch?v=ABySqjRdUfQ&feature=youtu.be

2º lugar

Tese: Diagnóstico de cárie ao redor de restaurações e decisão de tratamento

Doutora: Cácia Signori.

“Participar do evento 3MT – Sua Tese em 3 minutos foi um grande desafio. Afinal, o evento te desafia a explicar em apenas 3 minutos sua pesquisa científica, e ainda, utilizando uma linguagem acessível e de fácil entendimento para todos. No entanto, é um exercício que recomendo a todos os futuros Doutores. É uma oportunidade de divulgar a sua pesquisa para a população, e mostrar a importância da ciência e da educação. A experiência foi muito gratificante, não só por ter conseguido traduzir um pouco do que estamos produzindo de conhecimento em Odontologia, mas também por permitir o contato com doutorandos de outras áreas, e visualizar a diversidade de ideias e investigações científicas conduzidas na nossa Universidade”

Confira a apresentação de Cácia em https://www.youtube.com/watch?v=Kd7NyGRHp3g&feature=youtu.be

3º lugar

Tese: Relações de trocas no território da Cracolândia (SP)

Doutora: Paola de Oliveira Camargo.

“Participar do Sua Tese em 3 Minutos foi desafiador e me levou a pensar na forma que devemos apresentar nossas pesquisas para a população em geral. Ao realizar nossos estudos, geralmente divulgamos e apresentamos os resultados apenas em eventos e periódicos científicos, sem ter a oportunidade de pensar em como levar esses resultados para a comunidade. Outros aspectos relevantes para mim, foi poder representar o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e ter sido escolhida pelo público. Estes fatores trouxeram a certeza que consegui passar os objetivos da minha pesquisa, uma etnografia realizada no território da Cracolândia da cidade de São Paulo, assim nada mais justo que levar os resultados para toda a população, mostrando que as pessoas que usam drogas devem ser cuidadas e respeitadas. Por fim, espero que todos que participem da edição deste ano, possam refletir e pensar sobre suas pesquisas e a importância de cada uma delas para a sociedade”

Confira a apresentação de Paola em https://www.youtube.com/watch?v=FM3CsrewDIc&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3SXiBv8W4m6-lbGpQ8igeTsheL4Mxq7CTRTh8wnHJXPXkFfkIManunlsY

Publicado em 02/08/2019, nas categorias Destaque, Notícias.