Início do conteúdo

NIMeq desenvolve máquinas que serão utilizadas no nordeste brasileiro

Máquina sendo utilizada no campoPesquisadores do Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (NIMEq/UFPel) estiveram em Sobral, no Ceará, para montar e testar, além de transmitir informações, ao pessoal técnico da EMBRAPA Caprinos e Ovinos (CNPC), sobre o funcionamento e regulagem de duas semeadoras desenvolvidas pelo NIMEq. Os equipamentos serão utilizados em Sistemas Agrossilvipastoril para o Semiárido.

A atividade faz parte de uma proposta da EMBRAPA Caprinos e Ovinos que tem por objetivo buscar alternativas para as atividades agrícolas praticadas de forma incipiente no semiárido brasileiro que, dentre outras atividades, busca adaptar e desenvolver máquinas e implementos agrícolas para serem utilizados em unidades familiares de produção do Bioma Caatinga.

Outra máquina utilizada no campoAs máquinas desenvolvidas pelo NIMEq incorporadas ao projeto são uma semeadora para plantio direto de milho e feijão desenvolvida para sistemas agroecológicos – a qual pode ser tracionada por trator de rabiças ou animal – e uma semeadora para plantio direto tracionada por trator de rabiças. Embora conceitualmente semelhantes, as máquinas apresentam diferentes possibilidades de utilização por agricultores familiares.

A atividade realizada no Ceará contou com a participação dos pesquisadores Antônio Lilles, Fabrício Medeiros e Roberto Lilles, do NIMEq. A parceria faz parte do projeto “Mecanização e Adaptação de Implementos para Sistemas Produtivos Integrados do Nordeste Brasileiro”, montado em conjunto entre UFPel e EMBRAPA.

Equipe do projeto junto às máquinasA próxima etapa do projeto prevê a utilização dessas semeadoras nos projetos de pesquisas da EMBRAPA Caprinos e Ovinos e por agricultores familiares da região, no sentido de validar a tecnologia gerada pelo NIMEq.

Sobre o NIMeq
O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas foi criado em 2013 pela equipe de professores do Departamento de Engenharia Rural (DER) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) ligados à área de máquinas agrícolas da UFPel. O objetivo principal do NIMEq é qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da área de máquinas agrícolas da UFPel por meio da racionalização da utilização de recursos humanos e materiais.

O Núcleo também busca desenvolver e ampliar pesquisas em máquinas agrícolas e tecnologias em conjunto com empresas do setor, promover avaliação e otimização de máquinas já desenvolvidas por empresas ou usuários, transferir tecnologias ao produtor rural e indústrias, promover convênios e acordos com instituições, formar mão-de-obra especializada e crítica, além de promover a capacitação técnica de produtores rurais e pessoal da indústria e o desenvolvimento social e econômico do setor de máquinas agrícolas.