Concurso premia melhores maquetes de bactérias

O Museu Fitopatológico Manoel Alves de Oliveira recebeu, entre 14 e 20 de maio, a terceira Exposição de Maquetes de Bactérias dos alunos da disciplina Fitopatologia do curso de Agronomia da UFPel. A ideia nasceu da proposta da professora Andréa Bittencourt Moura Baccarin de substituir parte da avaliação escrita pelas maquetes. A adesão dos alunos ao projeto neste semestre foi maior que 75%, e foram expostas 28 maquetes, cada uma confeccionada por grupos de dois ou três estudantes.

Como nas duas versões anteriores, houve grande participação de estudantes e professores, não só da Agronomia, mas também dos demais cursos do Campus Capão do Leão.  O engajamento dos participantes foi intenso, principalmente aqueles que desejavam ser premiados. Um comitê técnico avaliou todas as maquetes da exposição e apontou aquela que melhor representou uma bactéria do ponto de vista científico. A participação dos visitantes também permaneceu valorizada na forma do Voto Popular, que elegeu a bactéria que mais provocou o interesse e a atenção de todos. A novidade deste semestre foi a premiação na categoria Criatividade e Originalidade avaliada por um grupo de profissionais das artes e da representação gráfica.

As maquetes eleitas como as melhores em cada categoria receberam premiação, além dos respectivos certificados. Andrine Krumreich Bohlke, Iara Maiqueli Stern Lemke e Roberta Jeske Kunde foram premiadas na categoria Criatividade e Originalidade, e Cristofer de Leão Correa, Lucas da Cunha Iribarrem e Lucas Lima Sanches, pelos votos técnico e popular.

As maquetes são parte de um projeto de extensão que tem por objetivo a popularização da ciência. Neste sentido, as maquetes serão doadas às escolas públicas e privadas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio. Elas podem ser solicitadas pelo e-mail abmoura@ufpel.edu.br.

O concurso foi alvo de reportagem do programa Terra Sul, da Embrapa:

Publicado em 03/07/2019, na categoria Notícias.