UFPel e Secretaria de Cultura do Estado assinam cooperação para restauro de pinturas do Museu de Piratini

Tela "Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha"Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) assinam, nesta quinta-feira (13), um termo de cooperação técnico-científica que vai possibilitar o restauro de pinturas do Museu Histórico Farroupilha de Piratini. A formalização da parceria será às 18h30min, no estande da UFPel na Fenadoce. O ato é aberto ao público.

“Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” e “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” serão as duas pinturas a que professores, técnicos e estudantes dos cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia estarão debruçados nos próximos meses. As obras e suas molduras, de grande dimensão, estão atualmente em Porto Alegre e passarão por um primeiro diagnóstico no local, antes de virem para a UFPel, onde passarão por exames variados, laboratoriais e com luzes especiais. Depois, começa o processo de restauro, que compreende higienização, reforço de borda, enxertos, reentelamento, remoção de repinturas, reintegração cromática, aplicação de camada protetora e montagem no local definitivo.

Tela "Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo"A intenção é que, durante o processo de restauro, as pinturas sejam instaladas em um local aberto que possibilite a visita do público. De acordo com a coordenadora do projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauro de Bens Culturais, professora Andréa Bachettini, a expectativa é de que as obras sejam entregues ao Museu de Piratini na Semana Farroupilha de 2020.

Obras
“Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” tem autoria de Hélios Seelinger, com dimensões 3,80 x 5,70m. “Fuga da Anita Garibaldi a Cavalo”, de autoria de Darkir Parreiras, apresenta as dimensões 2,64 x 2,20m.

Andrea Lacerda Bachettini – Coordenadora

Francisca Ferreira Michelon – Coordenadora Adjunta

Docentes Colaboradores: João Fernando Igansi Nunes, Felipe Fehlberg Herrmann, Silvana de Fátima Bojanoski, Daniele Baltz da Fonseca, Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, Roberto Heiden e Thiago Sevilhano Puglieri

Técnicos-Administrativos Colaboradores: Fábio Galli Alves (técnico em Restauração), Keli Cristina Scolari (restauradora), Joana Soster Lizott
(museóloga), Matheus Cruz (museólogo), Matheus Blaas Bastos (técnico em TI)

Discentes Colaboradores: Isis Fofano Gama (Conservação e Restauração de Bens Culturais), Kerllen Peres Cavalheiro (Conservação e Restauração de Bens Culturais), Lisiane Gastal Pereira (Museologia), Mario Fernando Ramos Marques (Conservação e Restauração de Bens Culturais), Marlene dos Santos de Oliveira (Museologia), Rafael Nolasco (Conservação e Restauração de Bens Culturais) e Sandra Cedrez Macedo Oliveira (Conservação e Restauração de Bens Culturais).