Gestão Ambiental realiza primeira Feira de Ciências Ambientais

Crianças visitam a feiraGrupo de alunos da escola vê os projetos da UFPelNo dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi realizada a Primeira Feira de Ciências Ambientais do curso de Gestão Ambiental. Durante o evento, os alunos do primeiro semestre do curso puderam apresentar seus projetos, dos mais variados temas, como sabão ecológico, chuva ácida, telhado verde: sustentabilidade urbana, mini-gerador eólico e formas de utilizar água.

De acordo com a coordenadora da Feira, Fernanda Medeiros Gonçalves, a ideia surgiu em 2018 na disciplina de Fundamentos de Química Ambiental, com o intuito de integrar os alunos do primeiro semestre do curso com a comunidade.

Além desta integração, a Feira teve o propósito de estimular a pesquisa e a Iniciação Científica, e com isso tentar reduzir a evasão do curso. E por ser uma data muito importante para profissionais e estudantes da área da Gestão Ambiental, o evento também foi uma homenagem ao dia Mundial do Meio Ambiente.

Nessa primeira edição, foram convidados os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Dunas, que assistiram apresentações dos projetos e puderam tirar suas dúvidas sobre os temas apresentados. Maria Fernanda Pinheiro, 13 anos, gostou muito dos projetos que viu, mas o do sabão ecológico chamou mais sua atenção. “Muito legal o modo de fazer o sabão, pois ao invés da gente colocar o óleo de cozinha fora, podemos reutilizar para faze-lo”, disse .

A professora de Ciências Físicas e Biológicas da EMEF Núcleo Habitacional do Dunas Marta Silveira viu no convite uma oportunidade dos alunos visualizarem na práticas o que aprendem na sala de aula, já que eles são de uma escola pequena que não possui um laboratório para aulas práticas. “É uma grande oportunidade, todos os alunos estão empolgados com a atividade pelo simples fato deles de uma forma gratuita estarem vendo o que muitas vezes a gente trabalha de forma teórica na sala de aula”, ressaltou.

A Feira também contou com a presença dos professores e profissionais da área Marta Rahal, Flavia Campelo, Gabriela Traversi, Maurício Pinto da Silva, Monica Moreira e Viviane Dorneles, que avaliaram os projetos dos alunos. O melhor foi o do grupo “Telhado Verde: sustentabilidade urbana”, que, como prêmio, ganhou as inscrições para a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) de 2019.

Publicado em 06/06/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dia do Meio Ambiente, Gestão Ambiental.