Sala de Leitura Érico Veríssimo define ações para 2019

A Sala de Leitura Érico Veríssimo, projeto da  Faculdade de Educação da UFPel, definiu suas ações para 2019. A Sala tem como um de seus objetivos indicações de leitura. Assim, um dos investimentos é o desenvolvimento da temática Critérios de escolha do que ler, em aulas, curso de curta duração e mesmo em formações de professores de longa duração. Em 2019, as ações da Sala são:

Aulas na Livraria

Ocorridas a cada semestre letivo na disciplina “Teoria e Prática Pedagógica I”, ofertada à Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel), na Disciplina  “Literatura Infantil, Artes Visuais e Música”, ofertada à estudantes de Especialização em Educação (FaE, 2019-2020) e na Disciplina “Literatura: Contos Clássicos e 100 melhores Brasileiros”, ofertada ao público 60 + da Universidade Aberta a Pessoas Idosas da UFPel.

Formação de Professores

Ocorrem em escolas, a convite das Direções. Em 2019, há contato com duas escolas: a Escola Luíz Augusto de Assumpção no Balneário dos Prazeres, em Pelotas, onde a formação já ocorreu e na qual será desenvolvido um programa de leitura literária para as crianças, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, no Fragata, onde foi iniciado, a convite da Coordenadora Pedagógica, um projeto de apoio na transformação em uma “Escola Leitora”. O foco da formação vai ser a troca, entre universitários e professores, de seus processos de formação. Perguntas como Por que gostamos de ler? Como nos formamos leitores? Quais os livros que mais admiramos? estão no ápice desse projeto.

Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Bibliotecários

Uma parceria entre o CETEP/SMED/Pelotas e a Faculdade de Educação da UFPel (através da Sala de Leitura Erico Verissimo e PET Educação). O foco é a formação e qualificação dos professores que são responsáveis pelas bibliotecas escolares no Município, tanto na zona urbana como na rural. A abertura do evento, ocorrida em 11 de abril, na Bibliotheca Pública Pelotense, teve a participação de 86 professoras e contou com a presença das coordenadoras, bibliotecária Simone Echebeste, professora Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e pedagoga Estela Sampaio (CETEP/SMED).

Em todas essas ações, são consideradas sugestões de livros a partir de critérios do grupo e de leitores fluentes ou autores renomados. Recentemente, mais mais uma lista, organizada pela Revista Crescer e publicada em 23 de julho de 2018, foi recebida pelo grupo. No blog da sala, podem ser encontradas as obras selecionadas e a equipe que as escolheu.

Mais em:

Publicado em 05/06/2019, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Cultura, Educação, FaE, leitura, Sala Érico Veríssimo.