Nova edição do Curso de Gestantes do HE inicia nesta quarta-feira

Mães no auditório do hospital ouvem palestraO Curso de Gestantes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) terá nova edição, iniciando no dia 22 de maio e ocorrendo todas as quartas-feiras, até o dia 19 de junho. O curso será dividido em cinco módulos, com encontros de cerca de uma hora de duração. Eles ocorrerão uma vez por semana, às 14h, no auditório do HE, localizado em frente ao Hospital (Rua Professor Araújo, 433).

O curso será conduzido por uma equipe multiprofissional constituída por médico obstetra, enfermeiro obstetra, assistente social, fisioterapeuta, dentista, educador físico, nutricionista, psicólogo e pediatra. A iniciativa é resultado de um projeto em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF).

No primeiro encontro, a assistente social Ana Elisabeth Rocha apresentará os direitos das gestantes e documentações necessárias. A nutricionista Simone Pacheco falará sobre cuidados com a alimentação antes e durante a gestação e a profissional de educação física Lidiane Pozza abordará a importância da atividade física na gestação. No segundo encontro, serão abordados anatomia e fisiologia na gestação, sentimentos comuns, ergonomia e autocuidado na gestação.

No terceiro módulo, serão abordadas as medidas não-farmacológicas de alívio da dor durante o parto, bem como os tipos de parto. No quarto encontro, serão passadas orientações sobre banho do bebê, amamentação e sobre as primeiras vacinas e teste do recém-nascido.

E no último encontro, o tema será Mulher no Puerpério: cuidados, fisiologia e métodos contraceptivos. Ao final do curso ocorrerá uma confraternização e o sorteio de um ensaio fotográfico para as gestantes. Para concorrer ao ensaio e para ganhar certificado, que será entregue no último dia, a gestante deve ter participado de, pelo menos, três módulos.

As inscrições serão feitas no próprio evento. Portanto, as participantes devem chegar com antecedência para realizar o credenciamento.

Publicado em 20/05/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Hospital, Hospital Escola.