UFPel recebe atividades da 6ª Jornada Universitária em Apoio a Reforma Agrária

cartaz do evento, mostra o mapa do Brasil e mãos levantadasA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, no dia 21 de maio, a abertura da 6ª Jornada Universitária em Apoio a Reforma Agrária (JURA) – “Direitos Humanos: pelo direito à vida, a terra e ao território”. O evento ocorrerá de forma descentralizada em diversas Instituições de Ensino Superior (IFES) e escolas de Pelotas, Jaguarão, Piratini e Canguçu, até 8 de junho.

As JURAs, que se realizam anualmente em diferentes IFES de todo o país, buscam desenvolver espaços de reflexão acerca da questão agrária e das lutas das populações do campo.

A abertura da 6ª JURA na região começa às 18h30min, no Auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS) da UFPel (Rua Alberto Rosa, 117 – em frente ao Instituto de Ciências Humanas), com o lançamento do Livro “A Produção Ecológica de Arroz e a Reforma Agrária Popular”, de autoria de Adalberto Martins.

A seguir, às 19h, haverá a Mesa-Redonda “Direitos Humanos no Campo: Afirmação, Negação e Violações no Tempo Presente”. Serão debatedores Maica Tainara Prestes Soares (coordenadora de Etnias da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Canguçu), Adalberto Martins (da Direção Estadual do MST/RS) e Vãngri – Kaingang (escritora indígena e estudante de Medicina da UFPel).

Outras informações estão na página do evento no Facebook.

Comissão Organizadora
UCPel (NESIC), UFPel (Laboratório de Ensino de História e do Núcleo de Etnologia Ameríndia), IFSul, UNIPAMPA, EFASUL, ETEC-Canguçu, Instituto Mário Alves, Colégio Municipal Pelotense, Escola Estadual Adão Preto, Colégio Estadual Dom João Braga e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Programação: VI JURA Programação

Publicado em 17/05/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, história, Instituto de Ciências Humanas.