Início do conteúdo

Oficina pedagógica reunirá pós-graduação do CDTec

Ocorrerá na próxima sexta-feira (17) a 1ª Oficina Pedagógica de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. A atividade, que ocorrerá no auditório do Centro de Artes da UFPel, reunirá os programas de pesquisa e ensino de pós-graduação para, entre outros objetivos, a partilha e aproximação de seus grupos de pesquisa, além de mostrar os avanços tecnológicos desenvolvidos no âmbito da unidade.

A ideia, segundo o diretor do centro, Tiago Collares, é realizar o compartilhamento de experiências, relatos qualificados e ações propositivas: “Queremos promover um olhar atento, crítico e ao mesmo tempo construtivo que nos permitirão traçar um planejamento equilibrado e de impacto com retorno à sociedade”.

As apresentações dos PPGs iniciarão pelo de Biotecnologia, que tem conceito máximo junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), seguido pelos programas de Ciência e Engenharia de Materiais, de Computação e de Recursos Hídricos. Também haverá espaço para a exposição de experiências de trabalho em equipe dos grupos de pesquisa do centro.

Logo em seguida, o professor Antonio Eduardo Martinelli, ligado à CAPES e à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentará os Aspectos da Avaliação Multidimensional da Pós-Graduação Brasileira, atividade que será continuada com uma mesa redonda sobre os aspectos qualitativos e modelos de avaliação dos PPGs. Finalizando o encontro, está prevista outra mesa redonda, dessa vez sobre Desafios, Inovações e Futuro.

Entre as atividades, uma apresentação cultural levará aos presentes a música do grupo Iluminura, integrado por professores dos cursos de bacharelado e licenciatura em Música da UFPel.