Está disponível o novo aplicativo mobile do Cobalto

Está disponível a nova versão do aplicativo mobile da plataforma Cobalto, destinado aos estudantes da UFPel. Para usá-lo, o usuário deverá possuir dispositivo com Android 4.4 ou superior e baixá-lo na Google Play. Nele, poderão ser acessados os cardápios dos Restaurantes Universitários, a carteira de identificação (para alunos), matrícula, histórico, informações dos horários, notas e frequências (para alunos); a ligação com o Portal Institucional para acesso a detalhes das disciplinas; a Agenda da UFPel e a caixa de mensagens do Cobalto. Faça download aqui.

Por se tratar de um aplicativo totalmente novo, os alunos que possuem o antigo em seus dispositivos deverão baixar esta nova versão. A concepção do projeto passou por diversas etapas, desde a escolha das tecnologias, desenvolvimento de protótipos e teste. No desenvolvimento deste trabalho, foram realizados procedimentos com grupos de alunos, os beta testers, que apontaram falhas e contribuições para a construção do produto final. Esta nova versão do aplicativo utiliza uma tecnologia mais nova, visando práticas modernas de desenvolvimento, tornando-o mais acessível para pessoas com ou sem deficiência.

A equipe de desenvolvimento já trabalha para que o aplicativo disponha de novas funcionalidades e também para outros públicos como os docentes. Além disso, em breve estará disponível o aplicativo para a plataforma iOS.

O trabalho foi realizado pelas equipes da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC)  e da Coordenação de Sistemas de Informação (CSI), estando disponível desde março.

Cartão

Quem ainda não tem o Cartão de Identificação de Estudante deve fazê-lo nas bibliotecas. Mesmo que a impressão do documento não esteja sendo feita no momento, por motivo de manutenção das máquinas, o cartão poderá ser acessado pelo aplicativo do celular. Depois de pronto na forma física, o cartão deverá ser retirado nos colegiados dos cursos.

Exemplo da tela