Nimeq/UFPel destaca inovações em Máquinas Agrícolas na 19ª Expoagro Afubra

O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/UFPel) mais uma vez marcou presença na Expoagro Afubra, que foi realizada de 26 a 29 de março, em Rio Pardo. Junto ao evento, quando o Nimeq apresentou inovações no segmento, também ocorreu mais uma edição do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar. A distinção, que evidencia o trabalho desenvolvido por empresas e inventores, foi entregue durante a 19º edição do encontro.

O Prêmio Afubra/Nimeq tem a intenção de contribuir para a melhoria da produção e produtividade agrícola, qualidade de vida das populações rurais e preservação do meio ambiente ligados à agricultura de base familiar por meio de inventos acessíveis que facilitem a vida dos produtores rurais. Na edição de 2019 também é parceira institucional a Universidade Federal de Santa Cruz do Sul (Unisc). “O prêmio valoriza a criatividade utilizada para melhorar a vida do pequeno agricultor no campo”, destacou o professor da Faculdade de Agronomia da UFPel, Roberto Lilles.

A categoria Inventor teve seis inscritos, enquanto que a categoria Empresa registrou nove concorrentes. Os grandes campeões foram o Pulverizador e dosador costal a bateria Jacto DJB-20S, da Máquinas Agrícolas Jacto, e a Transplantadeira de mudas, de Leonardo Streher Matté e Silvio Luiz Albani.

Em cada categoria, entre os requisitos avaliados pela comissão organizadora estavam a contribuição do invento para a produtividade agrícola, cuidados com a preservação do meio ambiente, originalidade, criatividade e praticidade.

As empresas receberam troféus e os inventores foram agraciados com troféus e vale-compras nas lojas da Agro-Comercial Afubra, nos valores de R$ 1.250,00 para o primeiro lugar, R$ 750,00 para o segundo e R$ 500,00 para o terceiro.

Categoria Empresa
1º lugar: Pulverizador e dosador costal a bateria Jacto DJB-20S, da Máquinas Agrícolas Jacto – É movido a bateria e programável pelo celular. O primeiro do mundo com a possibilidade de se conectar via Bluetooth e ser controlado com um aparelho celular. Com o equipamento, o operador consegue controlar toda a jornada, padronizando dosagens, pressão e vazão do produto a ser aplicado. Ao fim do trabalho é gerado um relatório com informações da operação. Além da aplicação localizada de doses na banana, o equipamento também é especialmente utilizado em outros cultivos, como café, hortaliças, tabaco, abacaxi, coco e herbicidas em pastagens.

2º lugar: Trator 2025 de 25 CV, da Mahindra – Sua capacidade de levante é de 750 quilos. A Tomada de Potência (TDP) é de duas velocidades: 540 rpm ou 540E rpm. Possui motor agrícola de dois cilindros, com baixo consumo de combustível e manutenção; design moderno; e excelente capacidade de levante no sistema hidráulico com três pontos do segmento.

3º lugar: Mini-serraria móvel SMM1 Compacta, da Maquinafort Máquinas e Equipamentos – Equipamento de uso hobby, destinado a reflorestadores, fazendeiros, marcenarias, materiais de construção, agricultores, entre outros. É recomendada para uso próprio e não comercial. Permite produção média de dois a três metros quadrados de madeira serrada por dia. Com ela ainda é possível serrar diversos tipos de madeira reflorestada ou oriunda de manejo florestal de baixa e média densidade, com até 50cm de diâmetro.

Categoria Inventor
1º lugar: Transplantadeira de mudas, de Leonardo Streher Matté e Silvio Luiz Albani, de Aratiba/RS – Máquina mecanizada, puxada a trator, para realizar o plantio de mudas, por meio de bicos que perfuram a terra e depositam a muda. Pode ser utilizada para diversos tipos de espécies.

2º lugar: Limpador de grãos, de Cleiton Drost, de Herveiras/RS – Construído com tecedeira de tabaco de duas varas e pedaços de madeira, tem a função principal de limpar grãos de feijão e de milho armazenado no silo secador. Também é destinado a retirar o excesso de k-obiol usado no controle do caruncho.

3º lugar: Debulhador e separador de feijão, de Leovanis Gonçalves, Daniela Colle e Ana Carolina Razera, de Vanini/RS – Composto por um pequeno motor de máquina de lavar roupa. Nele coloca-se o pé de feijão que começa a ser batido. No fim do processo os grãos são separados das raízes e folhas por pequenas frestas de madeira.

Expoagro
O evento recebeu 112 mil visitantes nos três dias de programação. Foi o recorde de pessoas no maior evento do gênero para a agricultura familiar no Brasil. A movimentação foi 15% maior do que em 2018, quando o parque recebeu 98 mil pessoas. Além de promover o Prêmio Afubra/Nimeq, o Núcleo da UFPel teve um espaço de exposição no encontro.

Com informações da assessoria de imprensa da 19ª Expoagro Afubra.